A participação e colaboração do Ex- Ministro da Educação Ubirajara Brito, na gestão do próximo prefeito será elementar para Conquista

bira

Ao visitar na manha desta terça-feira, o ex-ministro da Educação Ubirajara Brito, com o propósito de entrevista-lo. Mas não foi  possível, não que o mesmo não se dispusesse para  tal tarefa.

Ele se encontrava enfermo, a missão foi procrastinada. Mesmo assim, tivemos um dedim de prosa, e ele demostrou estar muito descontente com a política brasileira, e lamenta profundamente o que está acontecendo em Brasília, sobretudo no congresso Nacional e com o Governo Brasileiro.

O Ex- Ministro Bira  resumiu muito suas atividades, dado ao avançar da idade, agora,  simplesmente cuida de  escrever – livros: ensaios de literatura e filosofia,  teses cientificas e, dentre os livros editado, é autor de uma  gramática simplificada da linga portuguesa.

Ubiraja Brito  se encontra na lista  dos (100)  cientistas mais importante do século XX e XXI. É Natural do município de Tremedal  – Bahia, reside em Vitória da Conquista e vive recluso em um apartamento, no Bairro Nobre do centro de Vitória da Conquista, mas,  é sempre cortejado por amigos e intelectuais e personalidades, que,  quase que diariamente lhes vistam. Fora aqueles amigos mais íntimos que tem um acesso mais facilitado, se faz necessário que recorra a uma  agenda com antecedência, e ele demostra muito feliz com isso. Em conversar com os amigos.

Pela  décima vez qudasioe tive a satisfação e a honra de visita-lo, sempre foi recepcionado com alegria e consideração, foi emissário e portador de  saudações  dos seus amigos admiradores em comum, dentre eles:  . Eng. Edmilson Mover,   do adv. Afrânio Garcez e Claudio Cardoso e do prof. e escritor Durval Menezes e do escritor Esequias Araujo Lima.  Ato que foi retribuído  aos diletos amigos. Com o muito obrigado. Ocasião em que me presenteou com o livro de Gramática. Mínima  da língua Portuguesa.

 Ubiraja Brito transitou pelas três esferas do governo federal  em diferentes tempos e realidades, foi Assessor de Tancredo Neves quando governador de Minas Gerais, Ministro Interino da Educação em 1988 e, nesta época, também membro da Comissão Consultiva de Desenvolvimento Nuclear.

Em sua trajetória de mais de cinco décadas de atividades, atuou como professor Da UFBA – Universidade Federal da Bahia, no inicio da carreira, e nasmelhores e mais importantes Universidades do mundo, como professor astrofísico das áreas relacionadas às pesquisas e artefatos nucleares. Lecionou na Universidade da Sorbonne, na  França.  E na Russia, e em especial nas universidades  Estadual de Moscou. E na de São  Petersburgo State University.

Vitória da Conquista muito deve ao professor  doutor Ubiraja
ra Brito, pois quando Ministro na gestão do governo Sarney e Fernando Henrique Cardoso viabilizou e conseguiu através do parlamento brasileiro  os recursos necessários  para implantar na Zona Oeste, o atual IFBA – Instituto   Federal Tecnológico da Bahia.  Onde os jovens da cidade e de  oriundo de toda a região  estudam os cursos de natureza técnica e superior, assegurando uma das melhores formação e instrução técnica e superior na área de ciências exatas.  Vale relembrar  que o ex ministro  Bira Brito, foi amigo pessoal saudoso Oscar Nyemaiar de que ele tinha mantinha fraternal amizade, desde a sua juventude.