Inscrições para o Enem começam dia 8 de maio

 

 


As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam no dia 8 de maio. Os interessados terão até às 23h59 de 19 de maio para se inscreverem, sendo que o boleto precisa ser pago até 24 de maio.

Esse ano, a taxa de inscrição está mais cara. . Em 2017, a taxa para se inscrever nas provas subiu de R$ 68 para R$ 82. O novo valor, que representa um aumento de 20,5%. O Inep afirma que o aumento da tarifa da inscrição se deu para atualizar os valores conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) praticado em 2016 e para arcar com os custos operacionais e as melhorias implementadas no certame.

Estudante da rede pública (no terceiro ano do ensino médio) e pessoas cadastradas no CadÚnico serão isentos da taxa de inscrição. No entanto, os isentos que não comparecem perdem direito ao benefício no ano seguinte se a ausência não for justificada por meio de atestado médico, documento oficial judicial ou, ainda, por meio de boletim de ocorrência.

As provas do Enem serão realizadas em dois domingos: 5 de novembro (linguagens, ciências humanas e redação, com cinco horas e meia de prova) e 12 de novembro (matemática e ciências da natureza, com quatro horas e meia de prova).