A Gente Diz – Monumento em Homenagem ao Índio está sendo Revitalizado

 

O Presidente do Movimento Contra a Morte Prematura e Ambientalista, André Cairo, em maio de 1991, iniciou Campanha para a Construção de um Monumento em Homenagem ao Índio em Vitória da Conquista, destacou o Cacique Seattle da Tribo Suquamish, pedra fundamental da criação do Dia Mundial do Meio Ambiente, que em 05 de Junho de 1854, escreveu carta resposta ao Presidente dos EEUU, Franklin Pierce, que propunha comprar suas terras, com repercussão mundial.

 

Concentrado em estudos e ideias, o Ambientalista buscou o Artista Plástico, Edmilson Santana, imaginaram um arco e flecha apontados para cima, prezas numa base ao solo, maquete trabalhada por Santana, tendo o MCMP apoiado pela LA e Degraus Construtora, instalou na Pça. Caixeiros Viajantes, ano 2000, no Governo Guilherme Meneses, Prefeito, tendo revitalizações por Empresas e novamente em junho de 2017, autorizada pelo Prefeito Herzem Gusmão, quando Cairo acompanhou o Gerente de Obras da Secretaria de Infra Estrutura, Roberto Luz.

 

Em síntese, o MCMP realizou Manifestações, Palestras, Reuniões, Personificação, Audiências, idealizando instalar o Monumento na Pça. Tancredo Neves, por esta localidade ter sido aldeia de Índios Mongoiós, sendo alcoolizados e exterminados pelos Bandeirantes em 1782, dando início a criação da cidade de Vitória da Conquista,

 

ASCOM do MCMP   –    Foto: Edmilson Santana