20 de abril de 2024

(77) 98833-0195

A Gente Diz – “As realidades sociopolíticas do Século XX”: Praça CEUS J. Murillo se prepara para receber mostra cinematográfica

Arte, política e reflexão. É com essa proposta que a mostra cinematográfica “As realidades sociopolíticas do Século XX” chega à praça CEUS J. Murillo na próxima terça-feira (16). O objetivo é trazer para a comunidade obras que retratem e contextualizem a condição humana dos últimos cem anos.

“Queremos trazer à memória boa parte dos acontecimentos políticos e sociais que marcaram o século XX e com isso promover momentos de debate e reflexão. Só conseguimos isso, claro, porque tivemos o apoio da Prefeitura em disponibilizar um espaço público para a realização dessa ação, tão significativa para a cultura local”, afirma Afonso Silvestre, historiador e organizador da mostra.

É na perspectiva de um jovem camponês que enfrenta o horror da Segunda Guerra Mundial que a primeira sessão da mostra se propõe a ir além da simples exibição de um filme. Produzido nos anos 90, o filme Vá e Veja será o primeiro a ser exibido e terá comentários feitos por convidados especiais, como o cineasta George Neri, além da possibilidade de participação do público.

Com patrocínio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) e apoio da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, a mostra acontecerá todas as terças e quintas até o mês de abril, a partir das 19h. O evento é aberto à toda a população.