Campeã do carnaval do RJ será conhecida nesta quarta-feira

Carnaval do Rio conhece hoje a escola campeã

Carnaval do Rio conhece hoje a escola campeã

É nesta quarta-feira de cinzas (14) que o Rio de Janeiro irá conhecer a campeã do Grupo Especial de escolas de samba. O G1 vai transmitir ao vivo toda a apuração e a festa da campeã, a partir das 16h30 O critério de desempate das escolas só será conhecido nesta quarta.

Ao todo, são 13 as agremiações que disputaram na Avenida da Marquês de Sapucaí o título de campeã do carnaval 2018. Relembre abaixo, segundo a ordem do desfiles nos dois dias, como foram as apresentações de cada escola.

Império Serrao

As cores da Império Serrano são o verde e o branco (Foto: Alexandre Durão/G1) As cores da Império Serrano são o verde e o branco (Foto: Alexandre Durão/G1)

As cores da Império Serrano são o verde e o branco (Foto: Alexandre Durão/G1)

Império Serrano retornou ao Grupo Especial após sete anos longe da elite. A escola de Madureira e de Oswaldo Cruz abriu o carnaval do Rio neste domingo (11).

Mesmo com enredo que homenagou a China, a escola verde e branca também lembrou Arlindo Cruz, sambista que se recupera de um AVC e é muito identificado com o Império.

São Clemente

A rainha de bateria da São Clemente, Raphaela Gomes, vem fantasiada de Iracema, inspirada na tela do pintor José Maria de Medeiros, de 1881 (Foto: Marcos Serra Lima/G1) A rainha de bateria da São Clemente, Raphaela Gomes, vem fantasiada de Iracema, inspirada na tela do pintor José Maria de Medeiros, de 1881 (Foto: Marcos Serra Lima/G1)

A rainha de bateria da São Clemente, Raphaela Gomes, vem fantasiada de Iracema, inspirada na tela do pintor José Maria de Medeiros, de 1881 (Foto: Marcos Serra Lima/G1)

A São Clemente foi a segunda escola a pisar na Sapucaí na noite do domingo (11) e veio com um desfile sobre os 200 anos da Escola de Belas Artes (EBA) do Rio na tentativa de conquistar o título inédito no Grupo Especial.

Carros e fantasias foram inspirados nas obras de grandes mestres da arte brasileira que tem liação com a escola, a mais importante da América Latina. O enredo também lembrou o incêndio que destruiu parte da estrutura da Escola de Belas Artes em fevereiro de 2016

FOTOS: Veja como foi o desfile da São Clemente

VÍDEOS: Melhores momentos do desfile da São Clement

Vila Isabe

Sabrina Sato é a rainha de bateria da Vila Isabel, com uma fantasia que representa a luz da inspiração (Foto: Marcos Serra Lima/G1) Sabrina Sato é a rainha de bateria da Vila Isabel, com uma fantasia que representa a luz da inspiração (Foto: Marcos Serra Lima/G1)

Sabrina Sato é a rainha de bateria da Vila Isabel, com uma fantasia que representa a luz da inspiração (Foto: Marcos Serra Lima/G1)

O sabre de luz azul na mão do cantor Igor Sorriso já era o anúncio, desde o grito de guerra, de que a Vila Isabel iria iluminar a Sapucaí na madrugada de domingo (11) para segunda-feira (12). A escola encheu as fantasias de brilho e de luzes para cantar as grandes invenções da humanidade.

O enredo “Corra que o futuro vem aí” teve visual futurista para falar sobre o passado: da descoberta do fogo aos biocombustíveis, com uma reflexão final sobre os caminhos da ciência. Sob o comando do carnavalesco Paulo Barros, a Vila Isabel foi a terceira a pisar na avenida.

FOTOS: Veja como foi o desfile da Vila Isabel

Paraíso do Tuiuti

Fantasia do 'Vampiro neoliberalista' durante o desfile da Paraíso do Tuiuti (Foto: Marcos Serra Lima/G1) Fantasia do 'Vampiro neoliberalista' durante o desfile da Paraíso do Tuiuti (Foto: Marcos Serra Lima/G1)

Fantasia do ‘Vampiro neoliberalista’ durante o desfile da Paraíso do Tuiuti (Foto: Marcos Serra Lima/G1)

Com o enredo “Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?”, a Paraíso do Tuiuti, do carnavalesco Jack Vasconcelos trouxe críticas a reforma trabalhista em seu desfile na madrugada desta segunda (12). No último carro, um componente viveu um “presidente vampiro” do neoliberalismo.

O vampiro foi representado pelo professor de história Léo Morais, que veio no último carro da escola, o navio ‘neo tumbeiro’. Leo trabalha como assistente do carnavalesco Jack Vasconcelos, que o convidou para representar o personagem no desfile. Leo não admite abertamente que o vampiro é o Michel Temer, mas afirma que é a favor dos protestos contra o presidente.

Grande Rio

A atriz Juliana Paes é madrinha de bateria da Acadêmicos do Grande Rio (Foto: Marcos Serra Lima/G1) A atriz Juliana Paes é madrinha de bateria da Acadêmicos do Grande Rio (Foto: Marcos Serra Lima/G1)

A atriz Juliana Paes é madrinha de bateria da Acadêmicos do Grande Rio (Foto: Marcos Serra Lima/G1)

Quarta escola a passar pela Sapucaí na madrugada desta segunda (12), a Grande Rio fez um desfile saudoso e cheio de irreverência sobre Chacrinha, mas foi prejudicada porque o último carro quebrou na concentração, a 500 metros da entrada da Marques de Sapucaí.

A escola ficou cerca de 10 minutos parada no início da avenida esperando que a alegoria fosse rebocada para entrar no desfile, o que acabou não acontecendo. A Grande Rio viveu momentos de drama com buracos na Avenida.

FOTOS: Veja como foi o desfile da Grande Rio

VÍDEOS: Melhores momentos do desfile da Grande Rio

Mangueira

Nelson Sargento, lenda do samba, durante desfile da Mangueira (Foto: Alexandre Durão/G1) Nelson Sargento, lenda do samba, durante desfile da Mangueira (Foto: Alexandre Durão/G1)

Nelson Sargento, lenda do samba, durante desfile da Mangueira (Foto: Alexandre Durão/G1)

A Mangueira fez do limão uma limonada em seu carnaval de 2018. Após o corte de verba da Prefeitura do Rio para as escolas de samba, o enredo exaltou a simplicidade da festa desde suas origens. A escola foi a penúltima das sete a se apresentarem no 1º dia do Grupo Especial no Rio.

O enredo “Com dinheiro ou sem dinheiro eu brinco”, do carnavalesco Leandro Vieira, contou a história do carnaval no Rio, com foco na base popular e na festa de rua sem objetivo comercial. A escola entrou na Sapucaí às 4h35 da segunda-feira (12), após atraso da Grande Rio, escola anterior que teve um carro enguiçado.

FOTOS: Veja como foi o desfile da Mangueira

VÍDEOS: Melhores momentos do desfile da Mangueira

Mocidade

Ganesha e outras deusas do hinduísmo foram levadas à avenida pela Mocidade Independente (Foto: Alexandre Durão/G1) Ganesha e outras deusas do hinduísmo foram levadas à avenida pela Mocidade Independente (Foto: Alexandre Durão/G1)

Ganesha e outras deusas do hinduísmo foram levadas à avenida pela Mocidade Independente (Foto: Alexandre Durão/G1)

A Mocidade Independente de Padre Miguel fechou a primeira noite de desfiles do Grupo Especial exaltando a Índia, na manhã desta segunda-feira (12).

Em busca do bicampeonato, a escola da Zona Oeste mostrou as semelhanças entre as culturas brasileira e indiana, com o enredo “Namastê… A estrela que habita em mim saúda a que existe em você”.

FOTOS: Veja como foi o desfile da Mocidade

VÍDEOS: Melhores momentos do desfile da Mocidade

Unidos da Tijuca

Miguel Falabella e a atriz Marisa Orth trocam um selinho antes do início do desfile da Unidos da Tijuca (Foto: Marcos Serra Lima/G1) Miguel Falabella e a atriz Marisa Orth trocam um selinho antes do início do desfile da Unidos da Tijuca (Foto: Marcos Serra Lima/G1)

Miguel Falabella e a atriz Marisa Orth trocam um selinho antes do início do desfile da Unidos da Tijuca (Foto: Marcos Serra Lima/G1)

A Unidos da Tijuca abriu o segundo dia de desfiles no Rio exaltando o ator, diretor e escritor Miguel Falabella. A escola da Zona Norte apresentou o enredo “Um coração urbano: Miguel, o arcanjo das artes, saúda o povo e pede passagem” nesta segunda (12).

O homenageado foi destaque, em desfile com Marisa Orth sambando como Magda, de “Sai de Baixo”, com direito a coleira com “Caco” escrito. Outros amigos como Arlete Salles, Cissa Guimarães, Claudia Raia e Aracy Balabanian também desfilaram

FOTOS: Veja como foi o desfile da Unidos da Tijuca

VÍDEOS: Melhores momentos do desfile da Unidos da Tijuca

Portela

A Portela desfilou com 3,3 mil integrantes (Foto: Alexandre Durão/G1) A Portela desfilou com 3,3 mil integrantes (Foto: Alexandre Durão/G1)

A Portela desfilou com 3,3 mil integrantes (Foto: Alexandre Durão/G1)

Uma das campeãs de 2017, quando dividiu o título com a Mocidade, a Portela levantou a Sapucaí com um enredo sobre refugiados e terminou o desfile na noite desta segunda-feira (12) com chance de levar o bicampeonato.

Segunda escola a atravessar a Avenida, a Portela já chegou à concentração com gritos de “é campeã” e contagiou a arquibancada, que cantou o samba durante todo o desfile. A escola da carnavalesca Rosa Magalhães abordou a questão dos imigrantes e refugiados ao contar a história de judeus que se refugiaram em Pernambuco na época da dominação holandesa.

FOTOS: Veja como foi o desfile da Portela

VÍDEOS: Melhores momentos do desfile da Portela

União da Ilha

A caipirinha foi tema de uma das alas da União da Ilha (Foto: Alexandre Durão/G1) A caipirinha foi tema de uma das alas da União da Ilha (Foto: Alexandre Durão/G1)

A caipirinha foi tema de uma das alas da União da Ilha (Foto: Alexandre Durão/G1)

A União da Ilha do Governador despertou os sentidos na Sapucaí ao mostrar os ingredientes, as cores e até os aromas da culinária brasileira. A escola foi a terceira a desfilar no segundo dia de desfile do Grupo Especial do Rio, com o enredo “Brasil bom de boca”.

A Ilha entrou na avenida pouco depois da 0h de terça-feira (13) e fez o desfile em 73 minutos, sem problemas técnicos.

FOTOS: Veja como foi o desfile da União da Ilha

VÍDEOS: Melhores momentos do desfile da União da Ilha

Salgueiro

Destaque em carro alegórico do Salgueiro (Foto: Alexandre Durão/G1) Destaque em carro alegórico do Salgueiro (Foto: Alexandre Durão/G1)

Destaque em carro alegórico do Salgueiro (Foto: Alexandre Durão/G1)

Acadêmicos do Salgueiro fez um tributo às mulheres negras, cantando as “Senhoras do ventre do mundo” nesta madrugada de terça-feira (13).

Em busca de seu décimo título, após nove anos sem vencer, a escola da Zona Norte buscou inspiração em um enredo que homenageou Xica da Silva, há 55 anos.

FOTOS: Veja como foi o desfile do Salgueiro

VÍDEOS: Melhores momentos do desfile do Salgueiro

Imperatriz Leopoldinense

Destaque da Imperatriz Leopoldinense (Foto: Alexandre Durão/G1) Destaque da Imperatriz Leopoldinense (Foto: Alexandre Durão/G1)

Destaque da Imperatriz Leopoldinense (Foto: Alexandre Durão/G1)

A Imperatriz Leopoldinense misturou realeza e ciência no desfile sobre os 200 anos do Museu Nacional, que fica na Quinta da Boa Vista e também foi palácio da família real.

O carnavalesco Cahê Rodrigues se inspirou no filme “Uma noite no museu” e levou para a Sapucaí insetos, aves, fósseis e meteoros na penúltima apresentação da madrugada desta terça-feira (13).

FOTOS: Veja como foi o desfile da Imperatriz Leopoldinense

VÍDEOS: Melhores momentos do desfile da Imperatriz Leopoldinense

Beija-Flor

Porta-bandeira da Beija-Flor (Foto: Alexandre Durão/G1) Porta-bandeira da Beija-Flor (Foto: Alexandre Durão/G1)

Porta-bandeira da Beija-Flor (Foto: Alexandre Durão/G1)

A Beija-Flor de Nilópolis encerrou os desfiles do Grupo Especial no Rio com um paralelo entre o romance “Frankenstein”, que faz 200 anos, e mazelas sociais brasileiras. Corrupção, desigualdade, violência e intolerâncias de gênero, racial, religiosa e até esportiva formaram o cenário “monstruoso”.

O desfile da Beija-Flor começou pouco depois das 4h de terça-feira (13) e durou 72 minutos. Os protestos sociais fizeram coro com dois desfiles do dia anterior: da Mangueira e do Paraíso do Tuiuti.

GRUPO ESPECIAL RIO