Presidente da ALBA diz que realização de 27 edições consolida o evento em Juazeiro como um dos maiores do Brasil

Angelo Coronel participa de lançamento da Fenagri 2018 e diz que agronegócio é o caminho mais rápido para acelerar o desenvolvimento da Bahia

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, Angelo Coronel, participa hoje (20.06), às 9h30, na ALBA do lançamento da 27ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri), que vai ocorrer entre os dias 11 e 14 de julho, no Juá Garden Shopping, em Juazeiro (BA), com as presenças do prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, do secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, e do presidente da Comissão de Agricultura da ALBA, Eduardo Salles.

“Fiz questão que a Assembleia sediasse o lançamento da Fenagri para simbolizar nosso apoio à agricultura familiar e ao agronegócio, duas vertentes importantes da nossa economia e que podem, rapidamente, nos tirar rapidamente do atoleiro econômico em que vivemos. Como homem que nasceu no meio rural, estabeleci que só vou apoiar um candidato a Presidente da República que tenha compromisso com a agricultura e a pecuária deste país, o nosso setor produtivo e, por tantas vezes, maltratado”, diz Coronel.

Coronel diz que a Fenagri deste ano vai abordar um tema muito importante para o desenvolvimento do setor: a transferência de tecnologias. “Experiências bem sucedidas em outros lugares, tanto de outros Estados brasileiros quanto do estrangeiro, têm que ser implementadas aqui. Israel tem um clima e um solo muito parecidos com o do nosso semi-árido, com uma experiência exitosa na fruticultura. O nosso modelo já é muito parecido, precisamos aperfeiçoa-lo e expandi-lo”, argumenta o presidente da ALBA.

Entre outros temas a serem debatidos no evento de Juazeiro estão a viabilidade do uso de coagulante à base de polímero natural, a análise de resíduos das frutas, a implementação do conhecimento da evapotranspiração para o manejo da irrigação e a energia solar, todos incluídos na programação técnico-científica.

A coordenação da Fenagri também está reservando espaço para um maior aprofundamento do debate sobre a produção orgânica de cebola, atualização tecnológica nutritiva da mangueira e discussões sobre ampliação de mercados nacionais e estrangeiros.

O coordenador geral da Fenagri, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Tiano Félix, explica que nos últimos dias tem promovido várias reuniões afim de distribuir e “harmonizar” as temáticas entre os apoiadores da feira. “Nomes de importância e referência como a Embrapa, Irpaa, Codevasf, Sebrae, Uneb, Univasf, IF-Sertão, Moscamed e o Senar estarão ministrando seminários, palestras e minicursos”, lembra ele.

FEIRA AMPLIADA

Além do espaço a céu aberto, no Juá Garden, parte da Fenagri 2018 ocorrerá no Centro de Excelência em Fruticultura do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), próximo ao shopping. Lá serão desenvolvidos vários minicursos e seminários. Por estes espaços, a coordenação da feira prevê a visita de 40 mil pessoas, que devem participar também de visitas técnicas, oficinas, rodadas de negócios, feira da agricultura familiar e exposições de produtos e serviços. Segundo a prefeitura e a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro (ACIAJ), que realizam a Fenagri, há a expectativa de que o evento movimente cerca de R$ 5 milhões em negócios este ano.