Artigo: EDUCAÇÃO RENOVADORA, O QUE AS RUAS FALAM, AVA ROCHA, A SEGUNDA TEMPORADA DE “13 REASONS WHY” E AS 10 COISAS MAIS LEGAIS DA SEMANA

1⃣    Bolhas de sabão, bonecos tomando banho, canções e assobios, sopinha, contos de fadas, colo, giz de cera (olha a ilustração dessa coluna), bichinhos fofos nas fotografias, roupas da vovó virando capa de rainha, brincadeiras e amor. Esse foi meu tempo dividido entre as declarações formais dos dias e o tempo do lúdico com a pequena Maria Serena, de 3 anos, filha da minha irmã Nalin Jardim Melo. Pra me ajudar, um site legal que indica ⭐BRINCADEIRAS e jogos pra crianças pequenas e crianças grandes: http://www.tempojunto.com/.

2⃣   Apesar do país patinar feio nos mais importantes índices de ⭐EDUCAÇÃO do mundo, algumas ilhas existem no Brasil buscando transformação na arte de instruir. Na semana em que minha mãe contou que a festa de São João da escola pública em que ela ensina foi cancelada por conta da notícia avassaladora do assassinato de um aluno, experienciei ações esperançosas para as habilidades socioemocionais. Além do Oficina, uma escola de projetos que faço a comunicação; ou as próprias ações criativas executadas por minha mãe, Elvarlinda Jardim, na escola em que está locada; fui indicado a um canal no youtube chamado Manual do Mundo (https://www.youtube.com/channel/UCKHhA5hN2UohhFDfNXB_cvQ), que mostra diversas experiências atrativas, curiosas e acessíveis que incentivam o gosto pela ciência; e também estive numa reunião de um grupo de educadores que está construindo uma escola baseada na pedagogia Waldorf, que busca integrar o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico dos alunos. Ideias renovadoras que surgem e que ficam.

3⃣  Estive na rádio Clube, no programa de Pedro Alexandre Massinha, pra fazer um trabalho de assessoria de imprensa (um dos ofícios em que me especializei na vida). Por ordem da sucessão dos fatos, especialmente àqueles dos quais ninguém pode fugir, a convidada que eu assessoraria não pôde estar presente. Resultado: assumi o microfone. É parte do meu papel, caso eu não possa remarcar a pauta e tenha plena ciência do assunto. Falamos, então, da arte de educar, da construção do pensamento crítico, das manifestações políticas no Brasil, entre outros que surgiram no curso da hora. Repercutiu. E uma pessoa me perguntou, durante a semana, porque não falei da ⭐MINHA OBRA, da minha escrita. Há muito que as pessoas me questionam o porquê de eu não ter uma plataforma minha para publicar meus poemas, colunas, reflexões (ou um livro). Talvez eu saiba a resposta, mas quero dizer apenas que, enquanto escrevo, divirto-me. E educo-me. Se leem, felicito-me. E assim segue a minha humanidade (publicada, por enquanto, no facebook).

4⃣ Uma das pessoas da vida que, sem demagogia ou excesso de zelo, estimula a produção e a publicação dos meus escritos é Adailton Nunes. Ele leu minha coluna da semana anterior, fez um parecer com louvor e, por conta da citação sobre os cartazes das manifestações de rua expostos no congresso de estudantes que cobri, me indicou um ótimo perfil no instagram: @oqueasruasfalam. É a ⭐VOZ DAS RUAS registrada em cliques e petardos do bem incríveis, tais como: “Não temos todo o tempo do mundo!”, “Só olhe pra mim com esse Tom Jobim de voz”, “A carne só é fraca quando a conduta não é forte” ou “Soy gay. Soy lesbiana. Soy bisexual. Soy transexual. Soy heterosexual. Soy como tú. Soy humano”. Vale demais seguir.

5⃣  Nos muros, a gente consegue observar parte do pensamento do mundo. Mas no ⭐PONTO DE ÔNIBUS a gente consegue ouvir tais pensamentos. Enquanto eu esperava uma condução, Andson Brito me falou sobre a vida futura. Ele é professor e, quando notou que a Copa do Mundo começou e justamente no evento anterior ele estabeleceu um vínculo com uma escola, resolveu repensar. Pediu licença da escola, vai tirar um semestre de ócio criativo, viver um período sabático em outro lugar e reformular a vida na educação, buscando os outros horizontes que ela tem a oferecer. Ah, se eu tivesse essa força. Muita luz no que você arriscar e riscar em traços, Andson.

Uma nota de esclarecimento: ⭐AVEIA não tem glúten em sua natureza. Paula Babilônia nos perguntou sobre um bolo de banana gostoso que vendemos (e que ela costuma comprar) e explicamos a ela que não tem glúten (nem açúcar ou lactose). Outros cereiais têm, como centeio, cevada e trigo. Mas a questão se complica se a aveia tiver contato com estes outros grãos, o que é comum desde o plantio em terreno com rotação, passando pela colheita, até o transporte e o processamento na moagem. Aí ela se “contamina” com glúten. O que a gente faz? Procuramos um fornecedor que trabalha com aveia sem glúten. É o melhor que podemos fazer, apesar de não podermos atestar em 100%. No entanto, por conta da dúvida de Paulinha, também estamos buscando outras receitas sem aveia, mas com amor e sabor.
7⃣   E vamos de ⭐MÚSICA. Duas faces distintas de um mesmo feitiço: o clipe de “Joana D’arc”, mais novo single de Ava Rocha (cujo álbum, “Trança”, tem sonoridade e composições fortes, mas achei um tanto longo e cerebral), com um visual feminista-feiticeiro poderoso sob batidão funk mesclado com batuques afrobrasileiros (https://www.youtube.com/watch?v=HFdHGVxuaAw); e o também intenso e feminino clipe “Big God” (https://www.youtube.com/watch?v=_kIrRooQwuk), da estranhamente bela (e feiticeira) Florence + The Machine.

8⃣  E vamos de série. ⭐”13 REASONS WHY”, da Netflix, já tinha causado polêmica com a primeira temporada e a tão discutida cena explícita do suicídio da personagem Hannah Baker. A segunda temporada não tem tom menor e amplia o leque de discussões do universo conflitante (e, muitas vezes, sombrio) da juventude: ainda a repercussão do suicídio, e também o bullying, o estupro (feminino e masculino), a depressão, a automutilação, o transtorno bipolar, a esquizofrenia, os assassinatos em massa nas escolas. É uma série provocativa, com cenas cruas, fortes, não indicadas para quem tem problemas psicológicos, mas que não peca por silenciar assuntos tão emergenciais. E se você precisa de ajuda ou conhece alguém que precisa, no Brasil o Centro de Valorização da Vida (CVV) disponibiliza o número 141 para prevenção ao suicídio, o site Amigos da Vida tem um chat online (https://sociedadeamigosdavida.org.br/) ou você pode conversar com seus pais e com outras pessoas em quem confia.

E o ⭐SÃO JOÃO passou aqui. Com licor de amendoim (gratidão, Italo Lima), traque e chuvinha, bolo de puba, mungunzá, amendoim cozido, arquivos pra transferir, matérias pra escrever e publicar, banheiro pra limpar, móveis pra tirar poeira, aulas de inglês pra planejar, louça pra lavar e a vida pra continuar (sem for all).

🔟  Ufa. Depois da intensidade das coisas vividas, vamos aprender a ⭐DESCANSAR A MENTE (Vitor Lopes Carvalho, um reforço ao que já te enviei)? Um artigo sobre neuroplasticidade, motivação e o efeito novidade que me encaminharam no email essa semana e que vale a pena seguir com as dicas à risca.

 Marco Antonio Jardim Melo   – é publicitário e escritor