Inaugurada sala da Advocacia no Conjunto Penal Adv Nilton Gonçalves, com o nome do advogado Coriolano Sousa Sales.

0

Uma cerimônia com a participação de dezenas de advogados e advogadas, autoridades civis e militares marcou a inauguração da Sala da OAB no Conjunto Penal de Vitória da Conquista. O evento ocorreu na quinta-feira (21). A inauguração foi acompanhada, dentre outros, pelo secretário-geral da Seccional Bahia, Carlos Medauar, pelo chefe de gabinete da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), Carlos Sodré, pelo diretor do presídio, Capitão Gilberto Filho e pelo presidente da OAB Vitória da Conquista, Ubirajara Ávila, que conduziu o ato homenageando a memória do advogado Coriolano Sousa Sales, cujo nome intitula a sala.

Coriolano Sousa Sales foi uma das figuras mais atuantes em defesa da garantia das prerrogativas e da assistência aos advogados baianos, fazendo parte do grupo que fundou a Subseção da OAB de Vitória da Conquista, tendo sido o seu primeiro presidente, além de dirigir a Assembleia Constituinte Estadual.

Carlos Sodré, que representou o secretário Nestor Duarte, afirmou que o ato era um momento histórico, pois resgatava a memória do ex-deputado Coriolano Sousa Sales, mas também porque simbolizava a dignidade do profissional que atende seus clientes encarcerados naquela unidade.

Já o secretário-geral da OAB-BA, Carlos Medauar, afirmou que a OAB Seccional da Bahia vem desempenhando diversas atividades para a valorização da Advocacia baiana. “Já construímos cinco sedes novas, reformamos outras 18 e vamos chegar ao final da gestão com 75 salas de advogados reformadas e entregues em todo o estado.” informou.

Para o presidente da OAB de Vitória da Conquista, Ubirajara Ávila, o espaço operacionalizará de forma eficiente o cotidiano do trabalho dos advogados e advogadas. “A OAB é a casa das liberdades e os advogados e advogadas, no exercício do seu munus, que é público, desenvolve esse trabalho observando os direitos humanos, assegurando o contraditório, a ampla defesa, velando pelas garantias constitucionais. Tenho certeza que esse espaço servirá para que todos possam desenvolver suas atividades com muita dignidade.” afirmou. A família de Cori foi representada pelo Sr. Messias Carvalho, amigo doe Coriolano Sales e integrante de seu staff político. Em sua fala Messias lembrou a consequência de obras e serviços promovidas pelo deputado Coriolano Sousa Sales que beneficiaram tanto, Vitória da conquista, como a Bahia e o Brasil.
Argumentou que Coriolano Sales não ficou apenas na presidência da OAB de Vitória da Conquista por duas vezes, mas que representou o município como deputado por seis vezes, sendo o terceiro conquistense a presidir a Assembleia Legislativa da Bahia, como também foi Presidente da Assembleia Constituinte da Bahia, destacou que no período em que foi deputado, trouxe para Vitória da Conquista a primeira Vara da Justiça Federal e por consequência a Polícia Federal e o Ministério Público federal, quanto a Justiça Federal, como relator do projeto, ampliou as varas de Salvador e contemplou cidades com feira de santa, Guanambi, Bom Jesus da Lapa, barreiras, Jequié e Campo Formoso entre outras, levando a Justiça federal para todo estado, foi responsável direto pela instalação da segunda Vara da Justiça do trabalho em Vitória da Conquista.
No campo administrativo Messias relatou que foi Coriolano Sales que foi responsável direto pela segunda maior obra federal no município, no caso a construção do Anel rodoviário que leva o nome do ex-prefeito e ex-deputado Jadiel Matos, uma obra cuja extensão é de 33 quilômetros, essa obra possibilitou a recuperação do trecho da Rio-Bahiia, na parte urbana do município e com isso reduziu os acidentes que ocorriam frequentemente, muitos dos quais com vítimas fatais. Entendeu enfim como uma justa homenagem da OAB e do governo do estado da Bahia a quem dedicou sua vida ao bem estar da coletividade. Concluiu.por/paulonesblog