Espaço para leitura localizado no Mercado Municipal de Artesanato de Conquista precisa de doações de livros

 

O Mercado Municipal de Artesanato, localizado na área comercial do centro de Vitória da Conquista, é um lugar frequentado diariamente por uma grande quantidade de pessoas. Neste local, entre os artesãos, funciona um espaço criado para a leitura e mantido pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep).

O “Cantinho de Leitura” existe há cerca de dois anos, a partir da iniciativa da Supervisora do Mercado Municipal, Sandra de Melo. A ideia foi manter um espaço que, segundo ela, “fosse aconchegante para que as pessoas parassem, descansassem e pegassem um livro para ler”.

Numa das principais entradas do Mercado, o lugar foi estrategicamente escolhido para que fosse facilmente visualizado por quem visita o local. “Por observar que as pessoas têm pouco contato com os livros nos dias de hoje, pensamos em fazer o espaço. A princípio imaginamos que a procura fosse pequena, no entanto, todos os que passam se surpreendem e têm gostado muito da ideia”, explica Sandra.

A Supervisora ainda relata uma das grandes experiências surgidas no projeto: a construção de uma relação de confiança com os leitores. “A ideia é que a pessoa leia no espaço, mas sempre há pedidos para levá-los para casa. Conversamos, conhecemos as pessoas e a partir da construção de um vínculo de confiança e amizade, os emprestamos. Após a leitura eles trazem de volta e muitos ainda fazem doações”.

De acordo Sandra, os livros são conseguidos através de doações. Ela convida a população a conhecer o espaço e para que doem livros. “O Sindicato dos Bancários foi quem mais doou até hoje. Mas contamos com espaço suficiente para receber ainda mais. Acredito que, quanto maior o número leitores, melhor será o ambiente em que vivemos”, declara a supervisora.

Servidora da limpeza

do Mercado há 4 anos, Vanderléa Oliveira, é uma das leitoras mais assíduas. Ela conta que o hábito surgiu graças ao “Cantinho da Leitura” e

que não tem parado de ler desde então. “Nunca tive a oportunidade de ler tantos livros como agora. Os meus favoritos são os de literatura espírita”, conta a servidora.

Fonte: Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista