19 de mar�o de 2024

(77) 98833-0195

Prefeitura de Vitória da Conquista  lança primeiro Manual de Redação Oficial do interior da Bahia

“Escrever é uma arte… Assim como cada arte combina com um espaço, a escrita oficial combina com o que todo cidadão espera da administração pública: agilidade, respeito e eficácia”. Com estas palavras, o Manual de Redação e Padronização de Documentos Administrativos é apresentado no portal da Prefeitura de Vitória da Conquista, que o disponibiliza no formato pdf.

No lançamento oficial, realizado na tarde desta quarta-feira (17), o prefeito Herzem Gusmão anunciou: “Esse é o primeiro manual de redação do interior. Eu soube que só Salvador tem”. O documento foi elaborado pela secretária executiva do gabinete do prefeito, Jane Sála. “Parabenizo Jane por tomar a iniciativa de preparar esse manual que tem uma padronização para todos os documentos oficiais de uma prefeitura”, declarou Herzem.

Prefeito parabeniza responsável pela elaboração do manual

Servidora pública há 30 anos, formada em Secretariado Executivo e professora de redação oficial há cerca de 20 anos, Jane apresentou aos seus colegas e gestores municipais o Manual de Redação, que está dividido em três partes. A primeira versa sobre a definição e as características específicas da redação oficial. Outras considerações gerais sobre a composição dos documentos administrativos, tais como sua diagramação, informações constantes do cabeçalho e rodapé, ordem das assinaturas, tipos de fechos, grafia de números e pronomes de tratamento adequados às autoridades que recebem os expedientes estão presentes na segunda parte desta publicação. A última etapa traz definições, estruturas, padrões e exemplos dos principais documentos administrativos expedidos pela Prefeitura Municipal.

Segundo Jane Sála, o mérito da Prefeitura ter esse tutorial é de todos os secretários e secretárias que auxiliam os gestores, “pois a ideia surgiu numa capacitação com eles”. Para ela, o benefício para Administração Municipal vai ser grande “pois esse manual vem justamente para dar uma organicidade na elaboração de documentos e, por Vitória da Conquista ser a segunda a ter esse material, nossa prefeitura vai ser referência”, comentou a secretária.

Jane Sála se diz emocionada ao realizar esse sonho

Sobre todo o processo de elaboração, Jane disse com emoção e entusiasmo: “Foi algo muito gratificante e até me emociona, pois foi a realização de um sonho. Quando você trabalha em uma instituição pública, você tem um legado a deixar. Esse vai ser um dos, pois ainda quero fazer mais coisas”.

Homenagem – O evento também teve outro objetivo. É que, no último dia 30, foi celebrado o Dia da Secretária. “Esse lançamento foi uma maneira também de homenagearmos as secretárias. Estamos aqui confraternizando, com a convicção de que estamos capacitando toda equipe de governo para termos uma gestão bem sucedida, moderna. Estamos tendo uma convivência harmoniosa, sempre contando com as bênçãos de Deus”, afirmou o prefeito.

Jennifer Rodriguez, à direita, com a professora Selma e outra secretaria executiva da Educação

Umas das homenageadas foi a secretária executiva do Gabinete da Secretaria Municipal de Educação, Jennifer Rodriguez. “É uma experiência nova e gratificante. Trabalhar com minha secretária é uma honra, pois ela é um exemplo de dedicação à educação, e sobretudo reconhece meu trabalho, e esse reconhecimento é um estímulo para que eu me empenha cada vez mais”, disse.

Formada em Geografia, ela já havia lecionado no Município por oito anos e há três anos passou no Concurso Público para secretária. Começou a exercer a nova função em um ambiente já conhecido: a escola. Mas logo foi convidada a trabalhar na Coordenação de Administração Escolar e, no final de 2017, recebeu o convite para ser secretária da professora Selma de Oliveira. “Eu amo a Educação e estou ajudando a secretaria nesse atendimento aos gestores e à comunidade nesse contato com a secretária para solucionar questões e, graças a Deus, às vezes chegam telefonemas agradecendo e isso é muito bom”, comentou Jennifer, que atualmente cursa Pedagogia.

“Vim para quebrar paradigma”, diz secretário executivo

Jeová Ângelo Ribeiro também é secretário executivo há três anos do Gabinete da Secretaria de Administração. Ainda são poucos os homens que exercem a função na Prefeitura. “Eu vim para quebrar esse paradigma. Foi um desafio muito grande, mas com o passar do tempo adquirimos experiência. Desempenho uma função muito bonita ali e o público interno e externo elogiam muito nosso atendimento. É que às vezes a gente tem que ser até psicólogo, pois de certa forma a gente tranquiliza e eles saem até agradecidos com o atendimento que tem, então é muito bom”, disse o servidor.

A vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Irma Lemos, o chefe de gabinete Civil, Marcos Ferreira, e a secretária de Comunicação, Luciane Macário, também fizeram uma fala de saudação no evento que aconteceu no auditório da Rede de Atenção.