Ampliada a faixa etária dos meninos para a vacina contra o HPV

O Ministério da Saúde (MS) acaba de anunciar a ampliação da oferta da vacina contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV). A ampliação é válida para os adolescentes do sexo masculino que, até agora, só recebiam a vacina se tivessem entre 12 e 13 anos de idade. Com a mudança, as doses passam a ser oferecidas aos meninos que tenham de 11 a 15 anos incompletos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias).

Até 2016, o foco da campanha eram as meninas. Com esta ampliação, o MS pretende incluir cerca de 3,3 milhões de adolescentes no grupo alvo. A meta, ainda para este ano, é vacinar 80% dos 7,1 milhões de meninos de 11 a 15 anos e das 4,3 milhões de meninas entre 9 e 15 anos.

A coordenadora municipal de Imunização, Ana Maria Ferraz, afirmou que a ampliação já está valendo em Vitória da Conquista desde o anúncio do Ministério da Saúde. Ela afirma: “Já estamos ofertando a vacina contra o Vírus do Papiloma Humano para a nova faixa etária de adolescentes do sexo masculino. Todos os postos de vacinação do município estão cientes da mudança e já ofertando as doses ao público normalmente”.