Artigo EDUCAÇÃO FOI O TEMA DO SARAU no Centro Cultural a Estrada

 

A ESTRADA NA NOITE DO ÚLTIMO DIA 7

Foi bastante proveitosa a noite do sábado dia 7 de julho do “Sarau A Estrada” com o tema “Educação: Por que nunca foi prioridade”? O evento foi mais uma vez aberto pela Academia de Letras de Vitória da Conquista na pessoa do seu secretário Evandro Gomes de Brito.

Logo após falou o jornalista e escritor Jeremias Macário que agradeceu a presença de todos que compareceram ao “Sarau Colaborativo” para mais uma discussão acalorada de professores e estudantes. Jeremias fez algumas pontuações sobre o setor no Brasil, cujos investimentos e as metas estão emperrados.

O jornalista citou, na ocasião, que o país deveria investir até cinco vezes mais do que aplica atualmente para melhorar o cenário da educação pública das creches ao ensino médio – segundo estudo lançado para Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Destacou que nos recursos para creches em período integral é onde está a maior disparidade.

Quanto às metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação, 16 das 20 estão estagnadas ou tiveram regressão nos últimos quatro anos, de acordo com relatório de acompanhamento do plano feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.

Os debates foram aprofundados por cerca de duas horas com as falas dos professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb, Itamar Aguiar e Jovino Moreira que, pela primeira vez nos deu a honra de participar do nosso Sarau.

Falaram também os professores Valdívia  Araújo e Benjamim Xavier, Karine, José Carlos, o aluno Mateus Lopes (grande tocador de violão) e outros como Regina Chaves dando seus testemunhos em salas de aulas, ou fazendo observações sobre o atraso em nossa educação no Brasil e seus problemas do dia a dia.

Esteve ainda presente o vereador e educador Coriolano Moraes que não pode ficar por muito tempo em nossos debates por causa de compromissos profissionais. Assinalamos também as presenças de Rosânia Gomes Birto, Tânia Gusmão, Jordano Bruno Andrade, Rita de Cássia Andrade, Renata Soares, Rose Prado, o fotógrafo José Silva, Jhesus Oliveira, o contador de histórias que sempre está abrilhantando nossas festas, a cantora Marta Moreno, sempre prestativa, Juracy Gusmão, conhecido como Juracy Ypsilone, o homem das cantorias, Pablo Gusmão, Jurandy Gusmão e Maria Del Carmem (Alejô).

Na última noite do dia 7, a maioria esteve no nosso Sarau Colaborativo, sempre recepcionado pela anfitriã dedicada da casa, Vandilza Gonçalves, pela primeira vez e todos saíram entusiasmados com o que viu, prometendo retornar aos próximos. O Sarau, em termos de participação, sempre esteve se reforçado com gente nova trazendo suas contribuições.

Depois das discussões, o pessoal relaxou a tensão na música e na declamação de poemas e piadas variadas, acompanhadas de uma cerveja gelada, um vinho e tira-gostos que todos trazem como forma de colaboração de sustento do Sarau, que já tem um novo tema sugerido pela consultora Karine. No final, lá pela madrugada, todos caíram numa deliciosa buchada feita pela nossa querida Vandilza, para forrar o estômago.

Sem data ainda marcada, todos concordaram que o assunto do próximo evento será a colonização de Vitória da Conquista, a formação do seu povo, cultura, artes e desenvolvimento político e econômico do município nos últimos anos, incluindo aí as necessidades e carências atuais.

Nem é preciso mais dizer que foi uma noite memorável em clima fraternal, todos respeitando as opiniões diversificadas sobre os mais variados assuntos, não somente no campo da educação, tema central do evento, como na política e na cultura em geral.