Autoridades do Executivo e Legislativo Conquistense prestigiam inauguração de placa que identifica rua, com o nome do ex-prefeito Josè Pedral , na capital baiana

 

Fotos: Divulgação

O vereador Edvaldo Brito da Cidade do São Salvador, e mais autoridades que compõem o legislativo e o poder executivo da capital baiana, recepcionaram  ontem,  terça-feira (12), o prefeito Herzem Gusmão, a vice-prefeita Irma Lemos, o presidente da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, Herminio Oliviera, entre outros edis conquistenses, a viúva do ex-prefeito José Pedral, viúva dona Zica Pedral e  familiares e amigos do homenageado. E,  muitos deles que compõem a Gestão do Governo Municipal de Vit. Conquista que também se fizeram presente.

O autor da proposta do nome para o logradouro na Câmara de Vereadores de Salvador foi do vereador Edvaldo Brito.  Ao justificar a sua iniciativa afirmou que: “Não precisei justificar muito porque Pedral está gravado na memória de todos nós. Escrevendo uma placa com o nome dele é fazer justiça com alguém que teve na conduta honrada o seu principal exemplo de vida”, declarou Brito.

O prefeito de Vitória Conquista Herzem Gusmão Pereira, declarou que“Conquista também está sendo contemplada com a inauguração desta rua, imortalizando esse grande líder, e vim trazer o abraço da minha cidade agradecendo esta iniciativa à Capital Baiana”. Comentou Herzem.

O ex-prefeito José Pedral Sampaio estaria completando 92 anos de idade hoje e no próximo sábado completará três de morto. Foi uma das principais lideranças políticas da Bahia na segunda metade do século passado, tendo sido eleito prefeito de Vitória da Conquista em 1962, preso e com o mandato cassado pelos militares, voltando ao executivo municipal mais duas vezes e sendo ainda secretário de Transportes no governo de Waldir Pires.

Segue texto produzido pela assessoria do vereador Edvaldo Brito que complementa a exposição dos fatos e do acontecimento.

“Muitos familiares estavam presentes, como o filho Paulo e a, que agradeceram em nome da família: “Recebemos essa homenagem com muita honra, porque a sua vida pública foi pautada na honestidade, que hoje está difícil no nosso país. As principais obras na cidade são praticamente feitas por ele. Era um homem de visão, de futuro, e construiu uma Conquista que hoje é, talvez, a cidade do interior com melhor qualidade de vida e ele tem muita participação nisso. Lutou pela redemocratização e foi um homem sempre correto, honesto, que nunca teve nada que desabonasse a sua conduta”. A irmã Maria Regina disse que a família estava muito feliz com a homenagem: “Ele revolucionou a cidade, principalmente na área de saneamento, construiu o Cristo, e fez toda a infraestrutura básica. Dedicou-se totalmente à cidade, tinha verdadeira paixão”.

Conquista presente

Políticos e admiradores prestigiaram o evento. O presidente da Câmara de Vereadores de Conquista, Hermínio Oliveira, declarou que aquele era um momento histórico, de alegria e reconhecimento. O vereador Luís Dudé disse que era uma festa para a Bahia imortalizar o grande líder, enquanto o ex-deputado federal Elquisson Soares declarou que “a cidade de Salvador não podia esquecer esse nome que é tão emblemático na política baiana e todos nos sentimos muito honrados com essa inauguração, porque é perpetuar o nome de um ícone”.

Na solenidade, o prefeito Herzem Gusmão anunciou mais homenagens para Pedral Sampaio, dessa vez em Vitória da Conquista: “Já estamos preparando um parque projetado por Jaime Lerner que terá o nome de Parque Bem Querer, em homenagem a ele, e estamos preparando a inauguração de uma grande avenida, o trecho 1 da Perimetral, compreendendo da Av. Olívia Flores até a Juracy Magalhães, com o nome de Jota Pedral”.