Câmara de Vereadores Conquistense homenageia as mães em uma sessão especial nesta sexta-feira

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) homenageou as mães durante uma sessão especial sobre a data na manhã desta sexta-feira, 19. Durante a sessão, além das falas dos vereadores, foram homenageadas de forma especial mulheres mães que são destaque no município, indicadas pelos 21 vereadores.

As homenagens são uma forma de reconhecimento ao ato de amor e coragem diária que é ser mãe e à história destas mulheres. A Câmara reconhece e valoriza o papel das mulheres e das mães como peça fundamental para a construção de uma sociedade melhor.

Lúcia Rocha (DEM)

Para vereadora Lúcia Rocha (DEM), quando se pensa em aconchego, carinho, ternura e amor, logo vem a mente as mães. “Tudo o que somos e representamos para a nossa comunidade está alicerçado nos ensinamentos, nos conselhos, no apoio estímulo que essa mulher nos ofereceu”, disse. A vereadora parabenizou todas as mães sofredoras que vivem em situação precária, as mães da zona rural e na periferia, aquelas que batalham todos os dias para dar alimento aos seus filhos, e que sofrem com a perda de seus filhos.“Elas são verdadeiras guerreiras”, frisou.

A vereadora parabenizou em especial as suas convidadas: Housana Cruz Rocha Estrela – casada, mãe de dois filhos e três enteados, fisioterapeuta, atualmente vinculada a secretaria de desenvolvimento social na atenção básica como gerente de atenção integral ao idoso, coordenadora do Programa Vivendo a Terceira Idade; e, Sávia Maria Castro Andrade – casada, mãe de duas filhas, atua na igreja nossa Senhora de Fátima como ministra extraordinária da Eucaristia e é coordenadora da Pastoral Familiar. Na ocasião, Lúcia parabenizou também a vice prefeita, Irma Lemos, e as vereadoras Nildma Ribeiro e Viviane Sampaio, e finalizou dizendo que “ser mãe é a missão de maior responsabilidade, é amar de forma mais completa, é dar o melhor de si e não esperar nada em troca”, completou.

Nildma Ribeiro (PCdoB)

A vereadora Nildma Ribeiro (PCdoB) apontou que o dia das mães deveria ser lembrado todos os dias. Ela apontou que em geral as mães são mulheres que são as primeiras a levantar e as últimas a se deitarem em seus lares. “Precisamos valorizar isso”, disse a parlamentar chamando atenção para os vários casos em que as mães e mulheres assumem múltiplas jornadas de trabalho.

Outro aspecto importante lembrado por ela foi de que no colo da mãe os futuros homens devem aprender as virtudes que os guiarão no seu cotidiano.

Nildma lamentou que muitas mães vivam a tristeza de não poder abraçar seus filhos por terem perdido seus filhos. “Perderam seus filhos para as drogas, perderam seus filhos para a criminalidade. Mãe não cria filho para isso. Mãe luta diariamente para combater trudo isso”, apontou Ribeiro.

Viviane Sampaio (PT)

A vereadora Viviane Sampaio (PT) parabenizou Lúcia Rocha (DEM) pela iniciativa da homenagem e se solidarizou com a perda familiar da colega – o cunhado de Lúcia faleceu ontem, 18, em decorrência de um câncer. Viviane afirmou que a postura de Lúcia, presente na sessão, demonstra o quanto a mulher é guerreira, pois mesmo numa situação de adversidade não deixa de enfrentar os desafios. Para Viviane, ser mãe é um dos maiores privilégios que Deus deu às mulheres, sejam mães biológicas ou adotivas. Ela relatou sua experiência ao se tornar mãe de trigêmeos e frisou que a maternidade é reinventada diariamente, a cada etapa da vida dos filhos. “Mãe, realmente, é um ser divino”, falou. Ela ressaltou que a comemoração do Dia das Mães é mitológica e veio atravessando os tempos, e ganhou caráter político também, pois, no século XX, passou a fazer da estratégia das feministas de valorizar a importância das mulheres na sociedade.

Housana Estrela

Uma das mães homenageadas, Housana Estrela, agradeceu à vereadora Lúcia Rocha pelo carinho de homenageá-la. “Muito obrigado por fazer eu me sentir tão especial por uma coisa que eu tenho feito com muito amor”, disse Housana, mãe de dois filhos. “Ser mãe não é uma tarefa fácil”, apontou a homenageada, que afirmou ter sorte pelos filhos que tem. “A gente precisa de muita ajuda. E nessa luta eu tive muita ajuda, colaboração e experiência de pessoas maravilhosas: minha mãe Araci, luz dos meus dias, meu pai, minha sogra, meus cunhados e irmãos”, disse Housana.

Irma Lemos

A vice-prefeita do município de Vitória da Conquista, Irma Lemos, iniciou seu pronunciamento, dizendo que as mães devem ser reconhecidas todos os dias. Falou também da sua experiência enquanto mãe que conhece os dois lados, o de ter um filho e de perder também. Irma contou emocionada sobre o falecimento de dois de seus quatro filhos. “Foi uma dor maior do que o parto. Mas eu lembrei de Jesus e Maria para ter forças. Se acreditamos que foi Deus que nos deu os filhos, temos que entender também quando eles se vão, foi Ele que chamou”, disse. A vice-prefeita, mandou um abraço especial para todas as mães da zona rural e da periferia. “Mães sofredoras que estão perdendo seus filhos para as drogas. Peço que Deus tenha misericórdia por esses filhos”, finalizou.

Mães foram homenageadas pelos vereadores:

“Mãe é resumo do amor maior”: Dudé destaca diversidade de tipos de mães


Luís Carlos Dudé (PTB)

Na sessão especial em comemoração ao Dia das Mães, ocorrida nessa sexta, 19, na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), o vereador Luís Carlos Dudé (PTB), Líder do Prefeito, destacou a diversidade de mães e que todas guardam a particularidade de estarem presentes em todos os momentos, “seja de dor, ou de alegria”. Para ele, mão é como uma canção de amor, gravada no coração. “Mãe é carinho, mãe é flor. Mãe é resumo do amor maior. Mãe, obrigado pela vida”, explicou.

Em sua fala, fez uma saudação especial à mães Marianas, devotas de Nossa Senhora. “Aprendo com a devoção que aprendi com a minha mãe que me espelhou, me incentivou, me levou também a ser devoto”, disse.

Deixe uma resposta