Com autoridade de líder, Fluminense vence Internacional no Maracanã e dispara

muricy-d-20100523
Tricolor chegou ao triunfo com gols de Mariano, Washington e Emerson
O atacante Washington comemora o segundo gol do Fluminense no Maracanã

O domingo (15) foi de festa para a torcida tricolor. Antes de a bola rolar, euforia com a apresentação de Deco no gramado do Maracanã. Depois, delírio com a segura exibição e a vitória do Fluminense por 3 a 0 diante do Internacional, pela 14ª rodada do Brasileiro, com o time dirigido por Muricy Ramalho disparando na liderança da competição e tirando o rival do G4.
A equipe carioca chegou aos 32 pontos e abriu 12 de vantagem para o Colorado, que foi para sétimo e tem uma partida a menos. Para coroar a boa fase, o Corinthians, vice-líder, perdeu por 3 a 2 para o Avaí e agora está quatro pontos atrás do Pó-de-Arroz. O Fluminense chegou a 11 jogos de invencibilidade no Nacional e mantém impressionante marca como mandante, com seis triunfos e apenas um empate.
Nesta tarde, contou com um Maracanã lotado para superar um Internacional praticamente reserva. Com o time gaúcho na final da Libertadores, o técnico Celso Roth escalou apenas o goleiro Renan e o volante Tinga entre os titulares. Na quarta-feira (18), o clube depende de apenas um empate para faturar o torneio continental pela segunda vez em sua história, em decisão no Beira-Rio diante do Chivas (MEX), às 21h50.
Apesar do apoio da torcida (59.056 torcedores presentes), o Fluminense iniciou o jogo de forma confusa e sendo envolvido pelo Inter, armado no esquema 3-6-1, com apenas Rafael Sóbis à frente, como explicou Celso Roth. – É um 3-6-1 mesmo, mas o Tinga e o Andrezinho vão ter de auxiliar o Sóbis.
Foi isso que ocorreu logo no começo, com Andrezinho arriscando de fora da área aos 10min e obrigando Fernando Henrique a difícil defesa. Contudo, aos poucos, sob a liderança de Conca, o Tricolor passou a controlar as ações. Aos 15min e 16min Emerson tentou, mas esbarrou em Renan. No entanto, pouco tempo depois saiu o primeiro gol.
Aos 19min, Mariano avançou, cortou para o meio e chutou de esquerda. A bola resvalou em Fabiano Eller e enganou Renan. Foi a senha para a torcida carioca não parar de cantar nas arquibancadas. No embalo, Washington ampliou de cabeça aos 22min, após escanteio cobrado por Conca na primeira trave.
– Normalmente eu me posiciono no segundo pau, mas tenho de variar. Desta vez fui para o primeiro e surpreendi a defesa do Inter.
Atônito, o Inter mal conseguia chegar ao ataque e via Conca desequilibrar, aplicando belos dribles e quase ampliando aos 24min. Aos 35min, Celso Roth mexeu pela primeira vez e resolveu preservar Tinga, colocando o jovem meia Oscar em campo. Com menos ímpeto, o Fluminense parou de pressionar e administrou o placar parcial, sem sofrer sustos.
Confira também
• Leia mais notícias sobre o Fluminense

• Acompanhe o Internacional pelo R7

• Confira a classificação completa do Brasileiro

• Veja página especial sobre Cingapura 2010
A segunda etapa começou com chuva e alterações no Inter: no intervalo, saiu Fabiano Eller e entrou Juan. Depois, aos 12min, Celso Roth tirou Oscar, que havia entrado no fim do primeiro tempo, e colocou Derley. Insuficiente para impedir o contra-ataque tricolor dois minutos depois, que culminou com o gol de Emerson na saída de Renan, após lindo passe de Conca. Foi o quarto gol do atacante em quatro partidas pelo Flu.
O centroavante Washington ainda teve a chance de marcar mais um no duelo, mas pegou mal na bola aos 25min e mandou para fora. Aos 29min, a torcida tricolor começou a gritar “olé” a cada troca de passe. No fim, Emerson e Conca foram substituídos por Rodriguinho e Marquinhos, respectivamente, e foram ovacionados pela torcida. Ainda teve tempo para expulsão de Rafael Sóbis, aos 43min, após falta dura em Leandro Euzébio.
Os dois times voltam a jogar no próximo domingo (22), pela 15ª rodada do Brasileirão. Às 16h, o Internacional recebe o lanterna Atlético-GO, no Beira-Rio. Um pouco mais tarde, às 18h30, o Fluminense faz o clássico diante do Vasco, no Maracanã.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 3 X 0 INTERNACIONAL
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 15 de agosto de 2010 (Domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP)
Assistentes: Ednilson Corona (Fifa-SP) e Herman Brumel Vani (SP)
Cartões amarelos: Diogo (F); Fabiano Eller, Juan, Wilson Mathias, Sorondo (I)
Cartão vermelho: Rafael Sóbis (I)
Gols: FLUMINENSE: Mariano, aos 19min, Washington, aos 22min do primeiro tempo; Emerson, aos 14min do segundo tempo
FLUMINENSE: Fernando Henrique; Gum, Leandro Euzébio e André Luis; Mariano, Diogo (Equi Gonzáles), Diguinho, Conca (Marquinho) e Júlio César; Emerson (Rodriguinho) e Washington
Técnico: Muricy Ramalho
INTERNACIONAL: Renan; Ronaldo Alves, Sorondo e Fabiano Eller (Juan); Daniel, Glaydson, Wilson Mathias, Tinga (Oscar) (Derley), Andrezinho e Leonardo; Rafael Sobis
Técnico: Celso Roth

Do R7

Ricardo Ayres/Photocamera