Cursos profissionalizantes facilitam a inserção no mercado de trabalho

Coordenadora_do_CAICEm Vitória da Conquista é crescente a busca por cursos profissionalizantes, pois devido a curta duração facilita na decisão do estudante, além disto, as parcerias com instituições podem facilitar na inserção dos estudantes no mercado de trabalho.

De acordo com a Coordenadora Pedagógica do Centro de Aprendizagem e Integração de Cursos, Fabyanna Benício Teixeira a procura por cursos técnicos é cada vez maior, pois é um dos caminhos mais promissores para conseguir uma colocação no mercado de trabalho.

Exemplos de cursos oferecidos nessa área em Vitória da Conquista são: Radiologia, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Farmácia, Análises Clínicas e Segurança do Trabalho, Contabilidade e Administração. Dentre estes, os cursos mais procurados são os cursos Técnicos em Radiologia e Enfermagem, principalmente por que foram os primeiros cursos técnicos oferecidos na cidade.

“Um diploma de curso técnico resultará em mais oportunidades do que diplomas dos outros níveis da educação. Pois, o mercado de trabalho procura profissionais que atendam as expectativas nas diversas áreas do saber, ou seja, profissionais qualificados para fazer um bom trabalho”, afirma a coordenadora Fabyanna Teixeira. A formação em curso técnico permite que as pessoas tenham contado com o campo de trabalho bem cedo, ganhando dessa maneira experiência. O técnico hoje tem um conhecimento bem mais amplo, sabe das oportunidades que o mercado está oferecendo.

A coordenadora diz que o mais aconselhável é fazer um curso técnico, conseguir um emprego na sua área de formação e depois investir em cursos de especialização e ressalta que a melhor opção para quem está cursando o ensino médio ou para quem já concluiu. “O aluno pode começar a cursar sem ter concluído o ensino médio, com exceção do curso Técnico em Radiologia. Jovens ou adultos podem cursar, não existe barreiras para se fazer um curso técnico.”

Oportunidades

A principal porta de entrada para o mercado de trabalho atualmente é por meio do curso técnico. A busca por profissionais que atuam em campos que exigem amplo conhecimento técnico é constante. Quanto às oportunidades de estágio, as parcerias entre os cursos profissionalizantes e as instituições facilitam no momento de aliar teoria e prática.

Aluna do Caic VCPara a estudante Edna Carla Rodrigues que já terminou o 2º grau, a escolha de um curso técnico foi importante, pois este pode durar menos de dois anos, ao contrário do Curso Superior que dura em média cinco anos. “Como dura menos tempo daria para eu descobrir se era realmente isso que eu queria, então se eu não gostasse, não perderia muito tempo. Comecei a fazer o curso e fui gostando, então agora se eu for fazer uma faculdade vai ser nessa área, estou fazendo o curso de contabilidade e começo a estagiar no próximo ano”, conclui a estudante.

 

Deixe uma resposta