De uma só canetada, prefeito de Vitória da Conquista demitiu 119 funcionários do PSF

A prefeitura de Vitória da Conquista demitiu, na última quinta-feira (7), 119 funcionários do Programa de Saúde da Família. Médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e técnicos de saúde bucal com o protocolo de aviso prévio entregue pela ASAS (Associação de Apoio à Saúde Conquistense).images

A ação foi tomada com base no TAC (Termo de Ajuste de Conduta), assinado pela presidente da ASAS e pelo prefeito, Guilherme Menezes, com o Ministério Público do Trabalho. O termo determina o fim do convênio entre Prefeitura e a Asas até 31 de dezembro deste ano, além da realização de concurso público para ocupar as vagas. No entanto, a prefeitura garante a contratação dos profissionais do Programa de Saúde da Família – conveniados à Asas, gradativamente e determinada por um prazo, para que os serviços não parem.

O PSF é uma a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.