Em busca do bicampeonato, Salgueiro mostra desfile colorido e com acrobacias

Veja a cobertura completa do Carnaval
Saiba os enredos das escolas de samba do Rio

 colaboração para a Folha Online

O Salgueiro, penúltima escola a desfilar na Sapucaí no primeiro dia de apresentações do Grupo Especial do Carnaval, usou muitas cores e fantasias luxuosas para contar a história do livro. Com o enredo “Histórias Sem Fim”, a escola mostrou um desfile cheio de

A comissão de frente “Monges Copistas” retratou os religiosos que escreviam os textos nos papiros durante a Idade Média. Os monges enfeitavam os documentos com letras góticas, cheia de enfeites.

abre-alas levou 55 artistas da Intrépida Trupe que faziam coreografias e organizavam as letras de papel. A alegoria representou uma gráfica contemporânea e homenageou o alemão Johann Gutemberg, conhecido por inventar a imprensa e modificar a forma de registar os textos.

No carro Biblioteca, o segundo a passar pela avenida, havia 400 livros que foram distribuídos para o público.

A escola levou em uma das alegorias uma escultura de isopor de seis metros de altura, a Emília do “Sítio do Pica-Pau Amarelo”. A escultura virou uma marionete. O carro retratou o universo de histórias infantis e homenageou Monteiro Lobato.

O terceiro carro mostrou o Brasil mestiço através da miscigenação do índio e do europeu contada na história do livro “O Guarani”, de José de Alencar. Estavam presentes os personagens de Peri e Ceci, além do leitor.

A rainha da bateria foi Viviane Araújo e estava vestida de Sherazade [de “As Mil e uma Noites”]. Ela apresentou os ritmistas que estavam de Ali Babá e foram comandados por Marco Antônio da Silva, mais conhecido como mestre Marcão, que rege há cinco anos a”‘Furiosa”, como é chamada a bateria salgueirense.

A ex- BBB Priscila foi um dos destaques e desfilou com uma fantasia no valor de R$ 50 mil. Outra ex-BBB, a apresentadora Sabrina Sato, também desfilou no Salgueiro.

O Salgueiro apresentou outros carros que impressionaram pela beleza como o “Eu, Robô” e “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, que tinha um jogo de xadrez.20100214-salgueiro07