Ética: inteligência compartilhada a serviço do aperfeiçoamento da convivência humana” foi tema da palesra proferida pelo Professor Clóvis de Barros Filho na Jornada Pedagógica 2015

palestra

 

 

O  professor Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e professor de Ética na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Clóvis de Barros Filho,  ministra palestra na Jornada Pedagógica 2015. Ele falou a respeito do tema “Ética: inteligência compartilhada a serviço do aperfeiçoamento da convivência humana” – mesmo tema da Jornada.

Na oportunidade, o professor explicou que o intuito da palestra foi transmitir aos “colegas” que a ética nada mais é que a arte da convivência. “Para que alguém possa chegar à idade adulta com condições de participar do debate sobre a melhor maneira de conviver, é preciso que tenha sido formado para isso. Então, eu penso que o papel da escola é de fato formar alunos não só para produzir empenho em suas atividades profissionais, mas também para debater sobre a convivência”, afirmou o palestrante, quem complementou: “A iniciativa da Prefeitura é fundamental não só por discutir o tema, como também por permitir aos professores que se encontrem em um cenário diferente do cenário da escola, estreitando parceiras, aproximações, que são interessantíssimas. Afinal, nós professores fazemos parte de um time; é uma empreitada coletiva de formação de pessoas”.

Para o prefeito Guilherme Menezes, a vinda do professor foi mais do que uma aula. “Eu diria que o que ele trouxe aqui de toda riqueza filosófica, desde Aristóteles até os dias de hoje, foram lições para a vida toda, lições para serem aplicadas no seio da família, na sociedade, dentro das escolas, dentro de qualquer espaço de atividade humana”, afirmou o gestor.