Federação da Industrias da Bahia inaugura unidades do sistema em Vitória da Conquista: SESI, SENAI e IEL.

 

UNIDADE INTEGRADA VITÓRIA DA CONQUISTA

 

 

 

 

????????????????????????????????????

O Sistema FIEB inaugura, na próxima quinta-feira, 1º de junho, às 10h30, em Vitória da Conquista, a Unidade Integrada Jorge Lins Freire. Implantado em uma área de 30 mil metros quadrados, com área construída de 8.562m², o conjunto arquitetônico abriga as unidades do SESI, SENAI e IEL, onde funcionam o Centro de Segurança e Saúde no Trabalho do SESI, a Escola SESI Anísio Teixeira e a Escola Técnica do SENAI Fernando Costa D’Almeida.

 

Com investimentos de R$ 19 milhões, a unidade localizada na Avenida Olívia Flores, nº 3.900, no bairro Universidade, será inaugurada pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Ricardo Alban. Participam da solenidade, o prefeito Herzem Gusmão, lideranças da indústria e personalidades de Vitória da Conquista, além dos superintendentes do SESI Bahia, Armando da Costa Neto, do IEL Bahia, Evandro Mazo, e do diretor-geral do SENAI Bahia, Luis Breda.

 

SESI – Educação básica e continuada

 

Com 3.133m² de área construída, o prédio de dois pavimentos do Serviço Social da Indústria (SESI) comporta a Escola Anísio Teixeira e Centro de Segurança e Saúde no Trabalho. A escola é dotada de 11 salas de aula e cinco laboratórios – biologia, robótica, informática, física e química – além de estrutura com biblioteca, refeitório, áreas de apoio pedagógico, auditório e quadra escolar poliesportiva. Nela, são oferecidos, além do ensino médio, os programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de Educação Continuada.

 

O ensino médio do SESI, também chamado Ebep, oferece a possibilidade de articulação com cursos técnicos do SENAI (EBEP). A escola iniciou as atividades em 2017, com 75 alunos matriculados no 1º ano do ensino médio. Para 2018, a expectativa é de um aumento de 121% no número de matriculados, quando a escola oferecerá, além do 1º, também o 2º ano do ensino médio. Até 2018, o SESI oferecerá, em toda a Bahia, mais de 5 mil vagas de ensino médio.

Em educação continuada, o SESI atende no município uma média de 18 mil trabalhadores da indústria por ano. O EJA, por sua vez, que oferece educação a distância para maiores de 18 anos, tem 1.024 estudantes matriculados em 2017.

 

 

SESI – Serviços de Segurança e Saúde

 

O Centro de Segurança e Saúde no Trabalho conta com 12 consultórios médicos, dois odontológicos, área para coleta de material para exames laboratoriais e sala de Raio X. Em 2016, foram quase 11 mil trabalhadores da indústria atendidos e mais de 60 mil exames e consultas realizados. Com a nova unidade, a perspectiva é aumentar o atendimento em 69%.

 

Em odontologia, a unidade também passa a oferecer, a partir do segundo semestre, atendimento em ortodontia. O SESI também atua com promoção da Qualidade de Vida, com 126 matriculados em atividades esportivas. A oferta de vagas será ampliada em 77% até o final do ano.

 

O SESI também atua para estimular a competitividade da indústria da região sudoeste, oferecendo serviços em Sustentabilidade e Responsabilidade Social para as empresas, tais como, elaboração de diagnósticos de sustentabilidade e projetos sociais.

 

 

SENAI – Educação profissional e qualificação de trabalhadores

 

A estrutura do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) ocupa área de 2 mil m², com oito salas de aula e cinco laboratórios para atividades práticas de educação  profissional, além de um galpão com 500m² para realização de atividades práticas.

 

A unidade, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, oferece cursos técnicos – eletrotécnica, eletromecânica, logística, química, segurança no trabalho e redes de computadores –, de aprendizagem industrial, iniciação profissional, aperfeiçoamento e qualificação de trabalhadores. A unidade deve fechar o ano com 6.500 matrículas realizadas.

 

 

IEL – Desenvolvimento de Carreiras e Empresarial

 

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) atua na região sudoeste do estado com soluções em Desenvolvimento de Carreiras – Estágio, Seleção de Profissionais, Foco na Carreira e Jovem Aprendiz – e em Desenvolvimento Empresarial – capacitações, soluções em gestão customizadas para empresas e com o Fórum Empresarial, que tem como objetivo debater permanentemente temas relevantes que impactam nas empresas da região e elaborar propostas que contribuam para a melhoria da competitividade.

 

Por ano, a unidade atende quase dois mil estudantes e profissionais, além de 467 empresas. A estrutura do IEL ocupa área de 475m², com sala de treinamento, local para eventos, além de áreas administrativas e de atendimento ao público.