Guia ensina a vender mais pelo WhatsApp

Disponível na internet, o conteúdo traz informações práticas sobre fidelização de clientes e oferta de produtos e serviços

 

O potencial de vendas pelo WhatsApp se revela nos números de usuários da plataforma que, só no Brasil, supera 100 milhões, ou seja, 1 a cada 2 brasileiros fazem uso dele. Pensando em orientar os empreendedores diante desse modelo a mais de oportunidade, as Unidades de Mercados do Sebrae Bahia e do Rio Grande do Norte desenvolveram o guia virtual “Como vender mais pelo WhatsApp”, disponível aqui.

Uma das dicas para garantir sucesso no uso do aplicativo é solicitar dos clientes o contato de celular e, em seguida, elaborar um pedido gentil para adicioná-lo no WhatsApp de uso exclusivo para a empresa e, então, desenvolver estratégias de como conquistar sua atenção. O analista da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae Bahia Diógenes Silva orienta a oferta de atendimento personalizado. “Educadamente, o vendedor ou pessoa responsável pelo canal WhatsApp se apresenta ao cliente e se identifica, oferece produtos de acordo com a última compra realizada pelo cliente e encaminha um código para que ele tenha pequenos descontos”, detalha. “Dependendo da resposta do cliente, é possível que, com o tempo, seja criada uma relação de confiança”.

Outra possibilidade com o WhatsApp é, segundo ele, a divulgação do lançamento de novos produtos e eventos. No caso de produtos com giro baixo, pode ser uma promoção para clientes de uma lista específica, visando fidelizá-los. “É importante ter cuidado com a qualidade das fotos e vídeos, utilizar fundos adequados, posições claras que tornem o produto visível e valorizado. Também é recomendado que o conteúdo utilizado seja objetivo e curto, para que a atenção do cliente não seja dispersada”, acrescenta Diógenes.

Divulgar o número do WhatsApp em outras redes sociais e em cartões impressos é uma boa alternativa para donos de pequenos negócios, pois clientes com interesse em consumir o conteúdo da empresa adicionam o contato de forma espontânea. “Uma sugestão é pedir que, ao adicionar o contato da empresa, os clientes se apresentem com algum código promocional de um certo produto, pois, dessa forma, a empresa tem controle dos clientes que têm seu contato”, explica o analista.

O empreendedor pode criar também a Listas de Transmissão, um recurso que enviará a mesma mensagem individual para todos os contatos selecionados, sem que os destinatários sejam revelados. Segundo Diógenes, uma das vantagens desse recurso é a possibilidade de segmentar os clientes de acordo com o perfil de cada um ou tipo de relacionamento. “Assim, sempre que a empresa quiser lançar, por exemplo, uma promoção para quem visitou a loja uma única vez, ela pode acessar uma lista. Ou sempre que quiser mandar promoções de produtos femininos, pode segmentar as mulheres”, conta.

Uma dica essencial está no tempo de resposta aos clientes. Por ser uma ferramenta de mensagem instantânea, o ideal é ser hábil no intervalo de interação com o público, mas sem enviar muitas mensagens, evitando, assim, ser desagradável e comprometer a imagem da marca. Nesse quesito, o WebWhatsApp pode contribuir, já que é possível acessar todas as mensagens do WhatsApp por um notebook ou desktop.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias