Morre Idalino Lima – o cineasta conquistense

gaguinho_541941124

A comunidade conquistense e familiares, o chamava de gaguinho, homem simples e e pouca leitura, trabalhou nas feiras livres de Vitória da Conquista por mais de 50 anos, comercializando carnes de bode, carneiro etc.

O Gaguinho era um cidadão inquieto, determinado e sempre se disponha a participar e envolver se nas causas sociais, e por conta disso, a comunidade do bairro campinhos, onde morava na ocasião, o elegeu presidente da Associação de moradores, anos depois disputou uma vaga para  Câmara de Vereadores de Conquista, ao qual não conseguiu o êxito esperado.

A sua participação e entrosamento com o cinema ocorreu a partir de um ato hilário em que ele protagonizou e que teve como palco o cemitério dos campinhos, que na ocasião se encontrava  abandonado, e precisava da intervenção municipal no sentido de dar a assistência continua para a preservação e a manutenção do mesmo. Promoveu um movimento com os moradores e filmou o seu protesto dentro do cemitério, e isso repercutiu por que a televisão local esteve presente e documentou o fato. Daí em diante, começou a filmar todas as suas ações, e adotou um personagem para se mesmo, aos quais lhe serviram como suporte  para os cinco filmes realizados . Tonis era sempre o personagem  principal de seus filmes , não se contentava em ser, apenas,  o autor, era produtor,   diretor e o cineasta   responsável por todos os seus feito.

No Rádio, sua primeira experiência  aconteceu em uma rádio comunitária da cidade,  em um programa comandado pelo engenheiro e radialista Ebenzer Fagundes,

Após alguns anos depois, volta ao rádio, com uma participação no programa Resenha Geral – comandada pelo radialista Herzem Gusmão. Rádio Cidade e Clube FM. Com sua participção despachada e hilária, ele  alegrava os ouvintes da Resenha Geral com os seus famosos bordões: “Pode marcar a pancada’, Toda hora’, ‘Você é bonita’, “Uma abraço pra você’ e tantos outros mottes.

Idalino Lima (67), faleceu às 19h30 no Hospital São Vicente. (Gaguinho – Tonis Lima) lutava contra um câncer há vários meses com seguidas internações no São Vicente – Vitória da Conquista. Ba

A Rede Globo chegou a produzir uma vinheta no Fantástico após entrevista com o nosso cineasta feita por Maurício Kubrusly, para o Me Leva Brasil. Foi entrevistado por Jô Soares no seu “talk show”.