22 de setembro de 2018

(77) 98833-0195

Pmvc apresenta ações das   secretarias municipais durante o desfile de 7 de setembro.


A Avenida Integração foi palco, na manhã desta sexta-feira (07), para uma demonstração de cidadania e amor pela pátria. Milhares de conquistenses estiveram no local assistindo ao tradicional desfile cívico.

Organizado pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o evento levou para a avenida a força e independência do povo nordestino e as influências dessa região do país nas riquezas, etnias e raízes culturais da nossa cidade. “O tema apresentado por nossos alunos, com a presença de cada estado nordestino e suas especificidades, dificuldades e avanços é uma verdadeira aula de história que certamente ficará na mente da população”, destacou a secretária municipal de Educação, Selma Oliveira.

Cerca de 1.200 estudantes de escolas públicas municipais participaram da celebração. Fantasiados, segurando faixas e cartazes ou mesmo compondo o cenário dos 11 carros alegóricos preparados pela equipe da Coordenação de Eventos da Secretaria de Educação, os estudantes apresentaram aspectos culturais marcantes e tradições culturais e históricas de cada um dos nove estados da região Nordeste.

A chegada dos portugueses no Brasil, através da Bahia, a resistência dos escravos representada pelo Quilombo de Palmares em Alagoas, as festas populares e o artesanato sergipanos, as belezas do litoral cearense, o frevo, que é marca de Pernambuco e a Festa do Bumba meu Boi foram algumas dos aspectos apresentados durante o desfile das escolas municipais, que fechou com uma homenagem ao Rio São Francisco e apresentação dos programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação.

“Aprendemos sobre o Nordeste e agora estamos aqui para mostrar isso às pessoas que estão assistindo ao desfile”, declarou o estudante Hanrel Santos, aluno da Escola Municipal Lions Clube.

A população vibrou com a passagem das escolas municipais. Assistindo ao desfile pela primeira vez, Mirian Oliveira parabenizou a organização da celebração pela escolha do tema. “Conquista agrega pessoas de vários locais e várias culturas e nada mais justo do que homenagear essa diversidade que encontramos aqui”. E a gerente Cássia Cabral completou: “muito interessante a participação dos militares, guerreiros da nossa pátria, alunos das escolas e outros grupos que homenageiam o Brasil e a nossa Região Nordeste.

Outras secretarias municipais também abrilhantaram o desfile – Além da Secretaria de Educação, servidores das secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Serviços Públicos representaram o Governo Municipal durante a passagem dos diferentes setores, apresentando os serviços e parte das suas equipes. “Muitas vezes no dia a dia a população não consegue perceber a importância e a dimensão do trabalho feito pelo servidor público municipal”, observou o gari Claudionor Novais.

Para o secretário municipal de Finanças, Jonas Sala, o 7 de Setembro é a maior manifestação do civismo nacional e de reconhecimento da origem e valores do povo brasileiro. Sobre a participação dos servidores públicos municipais no desfile, o secretário ressaltou: “os servidores com a sua dedicação e envolvimento estiveram presentes em todos os momentos, trabalhando e se empenhando fortemente”.

Estreando no desfile cívico deste ano, o Ballet Praça CEU e a Banda Marcial de Vitória da Conquista, projeto social desenvolvido em parceria com a Secretaria de Cultura, mostraram à comunidade algumas das atividades realizadas com crianças, adolescentes e jovens ao longo do ano.