Policia frustra mais uma tentativa de fuga de presos em Brumado

algemas

Numa ação rápida, policiais frustram mais uma tentativa de fuga de presos em Brumado.

A questão da Segurança Pública em Brumado continua sendo uma das maiores preocupações da população.

Está mais que evidente que a cidade precisa, urgentemente, de uma otimização da logística, tanto da Polícia Civil como da Polícia Militar.

A falta de viaturas e de um aumento do contingente policial, em contraponto com o alarmante crescimento da criminalidade, vem “tirando o sono” de muita gente.

Nesta madrugada mais uma tentativa de fuga foi sufocada pelo comando da Polícia Civil, que ao agir com muita rapidez, impediu que muitos presos que se encontram detidos na Delegacia de Brumado, escapassem.

A tentativa de fuga aconteceu justamente quando os policiais da 20ª Corpin, sob o comando do delegado Elvander Miranda, desmontaram, nesses dias, uma quadrilha de roubo a bancos na cidade de Caturama, fazendo com que todos os membros ficassem detidos na Delegacia de Brumado.

A Delegacia que convive com a constante tentativa de fuga dos presos, já, não é de hoje, que vem sendo objeto de muita discussão da sociedade, já que está sempre superlotada e é ladeada pelo Hospital Municipal e por uma das principais escolas públicas de Brumado.

A unidade que está preparada para recolher até 30 presos, hoje está com 66, mais que o dobro da sua capacidade, o que faz com que as tentativas de fugas sejam sempre planejadas.

Para muitos a situação só será normalizada quando a região, ou o próprio município, abrigar uma unidade prisional, já que não somente Brumado, mas toda a região vem tendo uma grande elevação dos índices de violência.

Para os especialistas em segurança, um dos motivos principais que vêm provocando esse aumento vertiginoso da violência e da criminalidade é o crack, uma droga devastadora, que faz com que seus usuários se tornem dependentes em pouco tempo de consumo.

Em recente entrevista ao AcheiBrumado, Dr. Elvander Miranda, afirmou que realmente o crack vem sendo a principal causa do aumento da violência. Ele citou que “de cada dez meliantes que prendemos, nove são usuários do crack. Esse dado realmente vem comprovar que a droga hoje é a principal causa do aumento da violência em Brumado”.

Quanto às sucessivas tentativas de fuga na delegacia o delegado frisou que “nossa equipe trabalha com o máximo de atenção para evitar as fugas. Adotamos um esquema de inteligência que vem dando resultados muito satisfatórios”.

Ele ainda aproveitou para citar a PPP – Parceria Pública Privada, que culminou na construção de uma guarita-observatório no setor de carceragem da delegacia, que possibilitou a visão 360º e vai dificultar sobremaneira a fuga dos presos. “Realmente a iniciativa privada está colaborando com o nosso trabalho e aproveitamos a oportunidade para agradecer esse importante apoio. A construção do panótico, realmente ampliou a segurança, por ser um instrumento muito importante de combate a fuga dos detentos”, pontuou.
Fonte: Daniel Simurro
www.acheibrumado.com.br