Prefeito e equipe de governo e o maestro Ricardo Castro visitam o projeto Neojiba, que já é uma realidade em Vitória da Conquista

  O Núcleo Estadual de Orquestra Juvenil e Infantil (Neojibá), funciona no Conquista Criança,  desde o ano passado,  e passo a passo vem forjando grandes  talentos na música.

Na tarde desta terça-feira, 04, a coordenadora do Neojiba Bruna Garófalo e sua equipe, e alunos da orquestra composta de criança e adolescentes em Vitória da Conquista, apresentaram um ensaio para os visitantes ilustres que foram ao núcleo para ver como caminha o projeto.

A visita  das autoridades e do diretor do projeto, elenca a possibilidade de ampliação das atividades do núcleo de estudos e na formação de novos músicos;  em três ou quatro bairros  e na zona rural de Vitória da Conquista.

 

 

“É uma honra conhecer o idealizador desse projeto que abençoa muitas crianças e jovens através dos instrumentos e sons de uma orquestra”, disse o educando Mikael Carvalho, integrante de um dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), implantado em Vitória da Conquista.

O sentimento de Mikael é parecido com os de outros meninos e meninas atendidos pelo Neojiba e que receberam, na tarde desta terça-feira, 3, a visita do maestro conquistense Ricardo Castro. Acompanhado do prefeito Herzem Gusmão e outros representantes do Executivo Municipal, o maestro, conhecido mundialmente, assistiu a uma apresentação da orquestra em uma das salas do Conquista Criança.

Na ocasião, Ricardo Castro mencionou os motivos que fizeram de Vitória da Conquista uma das cidades eleitas para sediar um dos núcleos estaduais da orquestra. “Conquista é uma cidade com tradição artística musical e achamos interessante trazer oportunidade para que os jovens cresçam através da prática musical de qualidade”. Sobre a escolha do Conquista Criança, o maestro completou: “Trata-se de um programa bem estabelecido, com estrutura de funcionamento e uma boa gestão”.

O prefeito Herzem Gusmão reforçou que uma das prioridades da Administração Municipal é o cuidado com o público infanto-juvenil. “O nosso Governo dará uma atenção muito especial ao Conquista Criança e a tendência é ampliarmos esse projeto para outros bairros e também para a zona rural”. Ao mencionar o trabalho do Neojiba, o prefeito destacou: “poucas crianças no Brasil têm a oportunidade que estas crianças estão tendo, inclusive hoje com a presença do mastro Ricardo Castro”.
Oportunidade que a educanda do Conquista Criança Késia Tamara dos Santos não deixou escapar. Há três anos no programa, Késia se tornou uma das monitoras da orquestra. “Através do Neojiba conseguimos alcançar algo que não era muito fácil, parecia só um sonho tocar esses instrumentos, mas agora isso é real pra gente”.

10 anos de Neojiba – Em 2017, o Programa Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) completa 10 anos de atuação no estado. Para celebrar o aniversário, uma série de concertos serão realizados em diversas cidades. “O núcleo de Vitória da Conquista estará realizando suas apresentações durante o mês de maio. Estamos ensaiando e organizando a nossa agenda para estarmos em diferentes espaços da cidade”, concluiu a coordenadora do Neojiba em Vitória da Conquista, Bruna Garófalo.