Presépio da Uesb aberto à visitação “Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor” (Lc 2,10-11)

Presepio_3

A tradição católica conta que  São Francisco de Assis, inspirado nos Evangelhos, quis celebrar o nascimento de Cristo de um modo mais realista, montando um presépio formado por animais como vaca, jumento e carneiro, acompanhados por pastores, três Reis Magos, além de Maria, José e o próprio Jesus. A representação acabou fazendo tanto sucesso, que o presépio passou a ser introduzido nas casas, se estendendo pela Itália e, em seguida, se tornando tradição em todo o mundo.

Como forma de se preparar para o Natal e relembrar o nascimento de Jesus Cristo, a Uesb mudou sua paisagem e preparou um cenário diferente parar retratar a noite em que nasceu o Salvador. Convidado pela Prefeitura de Campus da Uesb, o artista plástico Romeu Ferreira, responsável pelo projeto, substituiu os elementos do presépio tradicional, trazendo a noite de Natal para a realidade do sertão baiano. Os três reis magos surgem como personagens característicos da região, como o vaqueiro, o camponês e o colhedor de café. José e Maria são um casal de camponeses e o menino Jesus é representado como mestiço ou indígena.

Fazendo referência à cerâmica do sudoeste baiano, Jesus dorme numa gamela artesanal, cercado por animais típicos da região. Para lembrar o boneco de pano, antes tão utilizado pelas crianças, cada figura exposta é constituída deste material. Para o idealizador da obra, “a primeira arte foi a intervenção no próprio quiosque, com alterações em sua arquitetura, transformando-o em casa de taipa ou de pau a pique, com formato de uma oca, remetendo-nos aos povos indígenas, como os mongoiós e iborés, que fizeram parte da formação da cidade de Vitória da Conquista”.

Se por um lado, a Sagrada Família ganhou uma dimensão mais próxima do cenário local, desta vez não foram os anjos que elevaram “Glória a Deus no mais alto dos céus” (Lc 2,14). Durante a cerimônia de abertura à visitação do presépio, o Grupo de Cantoterapia Melhor Idade e o coral de crianças da Escolinha da Uesb foram as vozes que ecoaram na Universidade o amor e a paz para o mundo inteiro.

Para o reitor da Uesb, professor Abel Rebouças, “é muito importante para a Universidade estar comemorando a época natalina. Ela é lembrada em todos os lugares e não podemos deixar de fazer parte disso. De maneira muito simbólica, este é um momento em que reunimos os nossos funcionários, professores, alunos e a comunidade externa, no sentido de darmos as mãos e ousar acreditar em um mundo melhor”.

por Mellina Montanha  Ascom. site da WWW. uesb .br