Programas de inclusão social e segurança combatem criminalidade, diz governador Jaques Wagner

mail

Raul Rodrigues

O Programa Ronda nos Bairros e a promoção de políticas públicas de inclusão social como forma de afastar os jovens da marginalidade são os principais temas do programa de rádio Conversa com o Governador, produzido semanalmente pela Assessoria Geral de Comunicação do Governo do Estado (Agecom). “Com trabalho, emprego, renda e cidadania, nós evitamos que essa juventude entre no mundo da marginalidade. Combinando essas duas coisas, mais polícia, mais segurança, mais cadeia de uma ponta e mais oportunidade para a juventude da outra, eu tenho certeza que nós vamos vencer a batalha contra o crime”.

Nesta edição, o governador Jaques Wagner faz também um retrospecto dos últimos investimentos realizados em Feira de Santana e lembra à população que esta semana se inicia mais uma etapa de vacinação contra a gripe A – H1N1.

Quanto ao Ronda nos Bairros, lançado na semana passada na região de Pau da Lima, Wagner diz que é uma nova metodologia de trabalho da Polícia Militar e da Polícia Civil, que se aproximam da população nestas localidades. O programa fixa os policiais na região 24 horas por dia, com a possibilidade de serem acionados por um número de celular divulgado em todo o bairro. “Já tínhamos dois bairros funcionando: Periperi e Beiru/Tancredo Neves. Acabamos de lançar em Pau da Lima. Essa semana já estamos em Feira de Santana, alcançando aproximadamente 25% da área populacional da cidade”.

Para Wagner, o Ronda nos Bairros tem dado resultado positivo na diminuição das ocorrências policiais. O governador diz que assim a batalha contra o crime vai sendo vencida: com polícia nas ruas, mais escolas e mais oportunidades para os jovens. “É assim que eu acredito. É assim que nós vamos vencer essa batalha: oferecendo uma sociedade justa e uma sociedade de paz”.

Sobre a política de inclusão social, o governador afirma que o Governo da Bahia está aumentando o número de ofertas para o ensino técnico-profissionalizante e cursos de capacitação que já contam com 100 mil vagas em 2010. No curso regular de profissionalização “em 2007, nós tínhamos apenas quatro mil. Então, multiplicamos por dez. Semana passada, formamos a primeira turma de técnicos de nível médio dentro desses cursos”, informou.

Wagner diz que, além desse curso prolongado, há também vários cursos profissionalizantes dentro do programa Trilha, diretamente voltado para a juventude. O governador lembra também que a Bahia bateu recorde de emprego em janeiro e fevereiro. Para ele, 2010 se mostra como o ano de recuperação da economia e nada melhor do que qualificar a juventude, para que ela aproveite essa oportunidade obtendo uma chance de trilhar uma vida digna.

Feira de Santana – A viagem a Feira de Santana, na semana passada, também foi pauta desta edição. “Nós fomos assinar vários convênios, entre eles, Minha Casa, Minha Vida. Fui visitar o primeiro conjunto entregue. Foram quatrocentas e cinquenta casas e assinamos outros contratos para Minha Casa, Minha Vida”. Wagner disse que o Governo do Estado está fazendo o saneamento de Feira de Santana, reformou o centro cirúrgico do Hospital Clériston Andrade e está na fase final de construção do Hospital da Criança.

“Assinei um convênio com a prefeitura para ajudar na micareta de Feira de Santana. É a primeira vez que o Governo do Estado ajuda a prefeitura nesse sentido e, portanto, estamos tendo uma parceria extremamente positiva, fazendo juntos o trabalho do governo federal, estadual e municipal para oferecer à população de Feira uma vida cada vez melhor”.

O governador encerrou o programa dizendo que esta semana começa mais uma etapa da vacinação contra a gripe A, a H1N1. “Nós temos toda uma escala. Não é preciso correria, mas é fundamental que as pessoas, atendendo à escala que está publicada nos postos de saúde, vão fazer a sua vacinação para evitar qualquer problema de contaminação aqui”.

O programa Conversa com o Governador é veiculado toda terça-feira pela rádio Educadora FM 107,5 Mhz e reproduzido por vários veículos de comunicação, além de ficar disponível na página http://www.comunicacao.ba.gov.br/conversa e pelo 0800-071-7328.