Servidores dos cartórios param na segunda-feira

 

 

O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sinpojud) convoca os servidores dos cartórios extrajudiciais do estado para uma Paralisação de 24h, no dia 28 de fevereiro (segunda). Isso porque o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) não tem cumprido a determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em privatizar os cartórios.

A presidente do Sinpojud, Maria José Silva, ainda convoca a imprensa à entrevista coletiva, que vai acontecer nesta sexta (25), às 14h, na sede do Sindicato. Será discutida a situação dos servidores dos extrajudiciais que, segundo o Sindicato, estão sobrecarregados devido à falta de funcionários, e, além disso, trabalham com condições ruins, em uma estrutura física precária dos cartórios.

A partir das 16h, haverá um Debate sobre a privatização e realidade atual dos Cartórios Extrajudiciais da Bahia, no Auditório da Associação dos Servidores Públicos da Bahia (AFBA) – Av. Carlos Gomes, 95 – Centro.

Privatização dos Cartórios

Está na Assembleia Legislativa da Bahia o Projeto de Lei nº 18.324/09, que fala sobre a privatização de cartórios. O projeto aguarda somente a votação, mas pode ser substituído por outro, elaborado pela Presidente do TJBA, Telma Britto. De acordo com a presidente do Sinpojud, os servidores estão expostos à vulnerabilidade e péssimas condições de trabalho, porque o Tribunal não contrata e não aparelha os cartórios. Isso faz com que a população veja o servidor como o culpado do caos do judiciário baiano.Por Juliana Ribas

*Com informações do Sinpojud