TRE deve definir hoje situação de Otto Alencar e outras 113 candidaturas

Eric Luis Carvalho

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-Ba) deve julgar nesta quinta (12), 114 solicitações de registros de candidatura, sendo que 40 nomes destes são integrantes da lista de pedidos de impugnação. Entre estes pedidos, está a chapa do governador e candidato à reeleição Jaques Wagner (PT), cujo vice, Otto Alencar (PP), está sendo acusado de dupla filiação, no PP e no PR, legenda da qual fazia parte antes de assumir cadeira no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), em 2004.

Após deixar o TCM, Otto se filiou PP em março deste ano para integrar a chapa majoritária do governador Wagner. O recurso que pede a anulação da candidatura de Otto é de autoria do senador Cesar Borges (PR), que concorre à reeleição na chapa do candidato Geddel Viera Lima (PMDB). Quando assumiu o governo em 98, César Borges tinha justamente como vice, Otto Alencar.

A lista tem ainda Coriolano Sales (PSDB) acusado de participar da chamada “máfia das sanguessugas“, esquema de desvio de dinheiro público na compra de ambulâncias para municípios, que renunciou do cargo de deputado federal para evitar uma provável cassação.

Entre os parlamentares que aguardam o julgamento dos processos, estão os deputados federais Geraldo Simões (PT), Joseph Bandeira (PT), assim como os deputados estaduais, Maria Luiza Laudano (PTdoB), Sergio Passos (PSDB) e Virgínia Hagge (PMDB).