12ª Semana do Café em Barra do Choça-Ba.


O Ponto máximo do eventoocorreu com a assinatura da  Ordem de Serviço para a pavimentação dos bairros Ouro Verde e Bela Vista imagem semana do café 111111111111111(Pedro Santinho), e a  informação de que será asfaltada a estrada  do distrito de Barra Nova até a Barra.(sede)

Abertura oficial contou com a participação do Governador Jaques Wagner, secretários de estado, do reitor da Uesb, lideranças política, produtores, cafeicultores e produtores rurais, prefeitos e ex-prefeitos, vereadores da região e da Barra do Choça.

A semana do Café é um evento promovido pela Prefeitura Municipal de Barra do Choça e apoiado pelo Governo do Estado, e com a parceria com diversos setores da iniciativa privada e de órgãos governamental das esferas municipal, estadual e federal, incluindo outros do setor não-governamental e,  tem como objetivo discutir as tendências mundiais da cultura do café, por meio da difusão de tecnologias voltadas para uma produção mais regular e sustentável, com vistas a facilitação e dinamização do trabalho do agricultor.

A 12a Semana do Café,  acontece entre os dias 16 e 19 de junho na central de abastecimento, pretende mostrar aos produtores as experiências exitosas na produção, o processamento e comercialização do café e demais produtos agropecuários, a exemplo de inhame, pimenta, plantas medicinais, banana, cana-de-açúcar, leite, morango, abacaxi, palmito e flores. Informações sobre linhas de créditos, revigoramento e infra-estrutura agrícola também serão abordados no encontro.

Na sua programação consta que durante quatro dias, o evento será palco de discussões e debates, por meio da apresentação dos resultados obtidos com pesquisa e extensão rural, proporcionando troca de experiências entre os produtores. A programação consta de palestras, atividades de campo e mini-cursos, além da exposição de máquinas e produtos agrícolas da cafeicultura. A organização estima a participação de mais de três mil pessoas. Neste ano, o encerramento da Semana do Café marca o início da programação do São João 2010 em Barra do Choça.

A Semana do café é destinada a produtores rurais, engenheiros agrônomos, médicos veterinários, técnicos agrícolas, pesquisadores, industriais, comerciantes, investidores, representantes de instituições financeiras, organizações governamentais, não-governamentais e acadêmicas.

O Município de Barra do Choça é centrado na cafeicultura, com 25 milhões de plantas em pleno potencial produtivo e uma colheita de 250 mil sacas por ano. De acordo com a Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, o município é líder na cultura do café no Planalto de Conquista e maior produtor do norte-nordeste do país, gerando cerca de 20 mil empregos diretos na colheita e seis mil indiretos na entressafra. O café de Barra do Choça já foi premiado em concursos nacionais e estaduais

O Prefeito Oberdan Rocha  comenta que o primeiro evento municipal ligado à agropecuária ocorreu no ano de 1998 – a 1ª Semana do Café, quando se fez necessário discutir as políticas cafeeiras, não somente da região, mas de todo o país. Isso ocorreu em razão da séria crise pela qual passava a atividade naquele momento. Diante disso, o município tomou a iniciativa de realizar um evento com abrangência nacional, em parceria com órgãos governamentais e não-governamentais, instituições financeiras e de ensino, empresas privadas, associações e cooperativas, como forma de alavancar a economia.fotos da barra 1