Enem 2018: exame começa hoje (4) com mais de 5,5 milhões de participantes

Primeiro dia de provas terá questões de Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e uma Redação.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 entra em seu primeiro neste domingo, 4 de novembro, para mais de 5,5 milhões de participantes. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, enquanto as provas serão aplicadas a partir das 13h30.

Confira seu local de prova do Enem

O Inep tem como base o horário de Brasília, mas alguns estados apresentam horas a menos. Por isso, é importante saber em que horário o portão será fechado na sua região. Confira:

Créditos: Inep/MEC

Os participantes terão que levar um documento de identificação original com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho e previdência social, certificado de dispensa de incorporação, certificado de reservista, passaporte, carteira nacional de habilitação ou identidade funcional) e caneta de tinta preta de tubo transparente.

Veja também: o que levar e fazer no dia do Enem

Cartão de Confirmação de Inscrição com os locais de prova não é obrigatório para a realização do exame, mas o Inep recomenda que ele seja levado para que facilite a localização do estudante e evite atrasos.

Os estudantes podem levar o celular, mas o uso durante a prova é proibido. O aparelho deve ser guardado em uma embalagem plástica que será entregue pelo fiscal na entrada da sala, a qual deverá ser lacrada e colocada embaixo da cadeira. O mesmo serve para chaves e moedas.

Veja também: 7 coisas que você NÃO deve fazer no dia do Enem

Alimentos leves e água são permitidos e recomendados, já que o Enem é uma prova bem longa. Estar hidratado diminui as chances de mal-estar dos participantes.

Composição das provas do Enem 2018

As provas do primeiro dia do Enem 2018 serão compostas por 45 questões objetivas de Ciências Humanas, 45 sobre Linguagens e Códigos e uma Redação. Os participantes terão 5h30 para resolver as perguntas e escrever o texto.

No próximo domingo (11), o Enem terá continuidade com 45 perguntas de Ciências da Natureza e 45 sobre Matemática. Neste dia, os partipantes contarão com 5h para responder as questões.

Os participantes só poderão levar o caderno de questões quando estiver faltando 30 minutos para o fim do exame. No entanto, é permitido que o estudante vá embora do exame após duas horas de prova, mas sem levar o caderno de questões.

Gabarito e resultados

O Inep divulgará o gabarito do Enem 2018 em 14 de novembro, mas não aceitará recursos.

O resultado do Enem 2018 estará disponível em 18 de janeiro de 2019.

Correção Comentada do Super Vestibular

Neste domingo, o Super Vestibular começará a Correção Comentada do Enem 2018. A resolução das questões e o gabarito extraoficial estarão disponíveis após o fim das provas de hoje, em tempo real, em uma parceria com o Colégio Oficina do Estudante.

Correção Comentada também será realizada no próximo domingo (11), também após o término do Enem.

Os participantes podem acessar a Correção Comentada no no site ou pelas redes sociais.

por Lorraine Vilela em 04 de Novembro de 2018 às 00:01 em Notícias

Compartilhe