100 internos do Conjunto penal Nilton Gonçalves são beneficiados com o projeto de ressocialização ‘Começar de Novo’ em Vitória da Conquista.

 

 

 

A PMVC e representantes do Governo do Estado, do Judiciário e das polícias civil e militar da Bahia, participaram da apresentação dos resultados do projeto Começar de Novo – Humanização social e Reinserção de Apenados, realizado no auditório do CEMAE, na sexta-feira, em 09 de maio. O evento é fruto de parceria entre a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap-BA) e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

O Projeto Começar de Novo é considerado uma iniciativa inédita entre as prefeituras baianas, aonde os apenados em regime semiaberto trabalham em ações diversas da Administração Municipal. O serviço prestado, além de remuneração e redução de pena, tem gerado dignidade e ressocialização.

O Diretor de Integração Social da SEAP, Aloísio Boaventura Nascimento, em seu pronunciamento destacou a importante parceria da PMVC, que apesar do grupo político não ser o mesmo do governador Rui Costa, merece os nossos aplausos, diz: “Hoje estou aqui para saudar e dizer que a Prefeitura de Vitória da Conquista é pioneira neste convênio a nível municipal. Eu tenho feito várias tratativas com outras prefeituras sendo Vitória da Conquista a única que tem todas as certidões ”, afirmou o Diretor de Integração Social da SEAP, Aloísio Boaventura Nascimento, que no ato representou o secretário estadual da pasta, Nestor Duarte.

Em seu discurso, o Prefeito falou de sua alegria pela iniciativa e da atenção devida a esse público: [ … Não é de hoje que sou sensível à causa dos encarcerados e a própria Bíblia pede para lembrarmos dos presos, como se estivéssemos presos com eles. Eu estou muito feliz. Nós sabemos que foi uma feliz iniciativa do Governo do Estado com esta parceria com nossa gestão. Mas tudo que vem acontecendo em nossa cidade, principalmente, as bênçãos de Deus sendo derramadas em nossa terra …].

Na ocasião, o Senhor Prefeito Herzem Gusmão, ressaltou o bom trabalho realizado pelos apenados: Dizendo:  [… Baixamos os índices da dengue e vocês já deram uma parcela significativa de contribuição. Não fossem vocês nós não teríamos conseguido! “Palmas para Conquista”. Nós tentávamos começar o programa e não conseguíamos, mas vocês viabilizaram. Muito obrigado pelo que vocês estão fazendo pela cidade”.

O Diretor de Integração Social da SEAP, Aloísio Boaventura Nascimento, parabeniza o Governo Municipal pela iniciativa Também participaram da mesa de honra a Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Irma Lemos. O Vereador Jorge Bezerra, o Comandante da 92ª CIPM (Companhia Rural), Major Wellington Cirilo Costa, o Coordenador de Educação da SEAP, Everaldo Carvalho, o Diretor do Conjunto Penal Nilton Gonçalves, Alexsandro de Oliveira e Silva, e a Secretária Municipal de Governo, Senhora Geanne Oliveira.

Para Gabriela Mota, o (Começar de Novo), é muito importante: Através da ressocialização, as pessoas tem oportunidade de mostrar para a Justiça que querem se transformar, quer recomeçar suas vidas e que todos precisam desse voto de confiança. Eu agradeço demais ao Presídio, à Prefeitura, a Vara de Execuções Penais e aos demais que colaboram com o projeto e todos que nos apoiam”.

Com humanização e ressocialização dessas pessoas, a sociedade também ganha em segurança. Segundo a direção do Nilton Gonçalves, dos 200 internos que saíram no recesso da Páscoa apenas quatro não retornaram e todos os que já saíram do sistema prisional e que durante o cumprimento da pena tiveram oportunidade de trabalho! Não voltam ao sistema penitenciário.

“Humanizar é ver no outro o seu semelhante, é reconhecer que todos estão sujeitos a erros e acertos e crer que enquanto há vida, há esperança de recomeçar.”