Prefeitura de Brumado  não fiscaliza e nem cuida das nascentes de agua potável do Município.

Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

 

Dentre as inúmeras nascentes de agua  potável, que existe as margens da zona urbana e em áreas rural do município de Brumado, o poder público municipal – Prefeitura e Câmara de Vereadores – desconhece e nem tem um mapeamento com registros específicos destas áreas. Algumas destas se encontram em áreas particulares e não tem a devida proteção  dos seus  proprietários.

O poder publico de fato precisa  criar mecanismo e adotar as devidas providencias para registrar e fazer a proteção e preservação desta nascentes no Município, conforme exige as novas normas da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. É o que sugere o Comendador Gildásio Amorim Fernandes.

O site brumadense  Achei Sudoeste, através do jornalista lay Amorim  traz a luz uma  reportagem expondo o total descaso do poder público, com um manancial de água potável  que se encontra abandonado pelo poder público no Bairro Olhos D’água, em Brumado. Na reportagem, o  morador Deusdete Rock, que reside  nas proximidade da  mina, conta que ela serviu para abastecer a cidade, há pouco tempo, quando o município vivenciou uma crise hídrica,  “as pessoas faziam fila no manancial para coletar água. Hoje, a mina foi desativada em virtude da qualidade da água, considerada imprópria para consumo humano, após ter sido contaminada por um esgoto que quebrou na localidade.” Lamenta Deudeste.

O ato normativo pactuado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) junto com outros órgãos ambientais estabelece novos  compromissos dos entes públicos  federados, em relação a estas questões. O que facilita um envolvimento maior nas decisões dos municípios nesta questão.  Mas, se faz necessário que o poder local se manifeste,  com discursões e ações que possa facilitar a gestão nestes procedimentos.