A CURA DO EXTRAVIO ESPIRITUAL

O desvio espiritual é tido como uma experiência daquele que conheceu o Senhor e se distanciou dele, mas ao olhar o Salmo 14 eu me dei conta de que há um extravio maior e de caráter universal. A humanidade está extraviada há muito tempo, desde a queda do homem no jardim do Éden.
Os homens se extraviam de diversas formas, a experiência é a mesma, mas as modalidades em que este desvio acontece, os caminhos são diferentes.

O ateísmo é a forma inicial denunciada pelo salmista: “Diz o insensato no seu coração, não há Deus.” O ateísmo é o desvio que conduz o homem ao lugar mais distante de Deus e o caminho mais radical que o ser humano pode trilhar. Quando o ateu afirma não haver Deus o que lhe falta além da fé é o bom senso, por isso é chamado de “insensato” e não de “incrédulo”.  O ateu é, antes de qualquer coisa, um homem sem juízo e por isso um homem sem fé.

Há também o desvio comportamental daqueles que praticam abominações, como vemos no verso um. Neste grupo estão os homossexuais: “Com homem não te deitarás como se fosse mulher, é abominação” diz Levítico 18.22. Fazem parte também as relações sexuais fora da circunferência da conjugal. As transações financeiras feitas de forma desonesta são também chamadas de práticas abomináveis pelas Escrituras (Dt 25.13-16; Pv 11.1) e estão na mesma categoria da homossexualidade, pra Deus não faz diferença. A mesquinhez é também uma prática abominável ao Senhor, pessoas que não dão o dízimo e ofertas voluntárias tem um coração mesquinho, estão internamente desviadas do Senhor e muitas vezes não se dão conta dessa prática abominável.
“Os fariseus que eram avarentos, ouviam tudo isso e o ridicularizavam. Mas Jesus lhes disse: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece o vosso coração; pois aquilo que é elevado entre os homens é abominação diante de Deus”. Lucas 16.14,15

O terceiro extravio é duplo, acontece simultaneamente, é o da ignorância que leva a falta de uma busca pela espiritualidade: “Do céu olha o Senhor para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus.”
Quem entende, busca a Deus, quem não entende não o busca, é simples assim. Quem entende o valor da vida espiritual busca a Deus, quem não entende não busca e se desvia pelo ativismo que faz, faz, faz mas é o fazer de um ignorante, se desvia pela teologia da prosperidade que consome, consome e consome e não percebe que é pobre, cego e nu e por isso não busca a Deus pois dá por certo que as benesses materiais são indicativos de que ele está buscando e sendo aceito por Deus. Por meio da teologia da prosperidade esse individuo se torna tão pobre que a única coisa que tem é dinheiro. Este também é um extraviado.

Um outro aspecto desse desvio de Deus é sutil e imperceptível: “Todos se extraviaram e juntamente se corromperam. Não há quem faça o bem, não há nem um sequer.” Quando você se corrompe sozinho é mais fácil de se auto perceber como desviado, mas quando você se corrompe em conjunto aí o desvio é tido como um caminho normal pois é o caminho de uma sociedade.
Esse é o extravio muito facilmente encontrado na religião, nas seitas religiosas, sejam evangélicas ou não, mas as mais enganosas são as evangélicas. Você vê aquele monte de gente extraviada, sentada numa poltrona confortável chorando e sorrindo com as peripécias dos bispos, dos apóstolos e cantando a plenos pulmões e aí quando você menos espera, já está também sentado na roda dos escarnecedores, se drogando com heresias da Cracolândia evangélica. Não tenha dúvida o líder espiritual é o chefe do tráfico e você mais um usuário e possível traficante se souber vender o produto promovendo o êxtase geral. Pode ter certeza, eles estão traficando o “evangelho”. Falam do evangelho mas estão longe dele, entraram no evangelho mas o evangelho não entrou neles, cresceram no evangelho, mas o evangelho não cresceu neles.
O engano ai não é que eles estejam fazendo o mal, é que eles não estão fazendo o bem: “Não há quem faça o bem, não há nem um sequer.” Se eles estivessem conjuntamente fazendo o mal possivelmente não haveria engano, o problema é que eles não estão fazendo o bem, por isso é tão sedutor, por isso esse tipo de desvio é atraente e corruptor. Uma coisa é fazer o mal, outra coisa é não fazer o bem que deveria fazer

Ainda há outro tipo de extravio, mencionado no verso quatro: “Acaso não entendem, todos os obreiros da iniquidade, que devoram o meu povo, como quem come pão, que não invocam o Senhor?”
Aqui vemos outra tendência, o indivíduo não é ateu, não pratica abominação, mas devora o povo de Deus. Aqueles que odeiam os cristãos estão aqui mencionados,  os perseguidores da igreja, os perseguidores ideológicos que afirmam ser a igreja uma instituição sem importância social, ultrapassada e caduca, aqueles que nos desprezam, que denigrem a nossa fé e tentam nos ridicularizar: “Meteis a ridículo o conselho dos humildes, mas o Senhor é o seu refúgio.”

Estes serão tomados de pavor a qualquer momento: “Tomar-se-ão de grande pavor porque Deus está com a linhagem do justo”.

Finalmente,  depois de perceber todos estes tipos de desvios, resta uma pergunta: Quais seriam os conselhos a todos aqueles estão desviados de Deus?

Primeiramente arrependam-se dos caminhos tortuosos que até aqui foram trilhados.  Ateus arrependam-se! Corruptos e messquinhos arrependam-se! Não dizimistas, malfeitores, homossexuais, enganadores de platéia, abomináveis e perseguidores da igreja – arrependam-se! Em nome de Jesus!

Em segundo lugar, encontrem uma comunidade de cristãos que combata estes extravios que vocês acabaram de ler neste artigo. O Salmista diz que Deus está abençoando estas comunidades que não se extraviaram: “Deus está com a linhagem do justo”.  Se você faz parte de alguma igreja assim, mas não está integrado, você está também extraviado aos olhos de Deus, volte em nome de Jesus e se insira se “intrometa” e se inclua, mas não fique de fora. (Hebreus 10.25). Cuidado com a arrogância: “Eu não preciso deles! Eu tenho a minha espiritualidade particular, eu tenho o meu jeito!” Volte!
Se você tem uma comunidade assim receberá do Senhor grandes bênçãos, Deus estará com você, ele será a sua salvação, ele vai restaurar a sua sorte e você exultará e se alegrará. (verso 7)
“Tomara de Sião viesse já a salvação de Israel, quando o Senhor restaurar a sorte do seu povo, então exultará Jacó, e Israel se alegrará”.

Em terceiro lugar, faça tudo às avessas do que o salmo condena. Diante do ateísmo, creia, diante da mesquinhez, dê o dízimo, diante da homossexualidade e da promiscuidade sexual seja casto e fiel, diante da corrupção comercial seja honesto e bom, diante daqueles que desvalorizam a igreja, se integre e participe.

Diante de muitos que não buscam a Deus, busque intensamente através da oração, através da Palavra, através da igreja, continue na contramão deste mundo que se extraviou de Deus.

Faça tudo isso porém com a mesma intensidade com que um ateu defende a sua insensatez, com a mesma força com que um homem mesquinho vive para tudo aquilo que não tem valor eterno, faça com a veemencia de um homossexual que almeja ter um casamento reconhecido civilmente, faça com a gana de um de um político corrupto, com a pulsão destrutiva de um mercadejador da Palavra. É com esta intensidade que devemos buscar a Deus.

Se a vossa justiça não asceder a dessa moçada do mal, jamais entrarás no Reino de Deus!

Pr. Stênio Verde

Dezembro de 2011.

www.igrejacentenario.com

[email protected]