Câmara de Conquista é exemplo em aplicação de ferramenta desenvolvida pelo Senado

 

Na semana passada, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) recebeu a visita de servidores do Poder Legislativo Municipal de Ilhéus. O motivo? Conhecer melhor a aplicação do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta que informatiza o Processo Legislativo, sem custos financeiros para a Câmara, desenvolvida pelo Programa Interlegis, do Senado, e que é utilizado em Conquista.

O SAPL simplifica a atividade do parlamentar e dos servidores, além de colaborar com a transparência da Casa, pois permite que os cidadãos conheçam a produção legislativa dos parlamentares, acompanhem o processo legislativo e façam pesquisa à legislação municipal ou estadual.

Com isso, a CMVC disponibiliza aos cidadãos informações a respeito dos parlamentares, comissões, mesa diretora, as pautas das sessões, matérias legislativas, normas jurídicas, relatórios e outras informações importantes a respeito do que acontece na Casa. Confira aqui.

Servidora da Câmara de Ilhéus, Wilane de Freitas agradeceu a recepção em Vitória da Conquista. “A gente veio realizar essa visita técnica para saber da funcionalidade do sistema em si. A gente agradece muito essa oportunidade”, disse ela, e acrescentou: “A gente resolveu firmar essa parceria para nos inteirarmos. Desde o início do ano já estávamos delineando a implantação do sistema, firmamos recentemente o acordo de cooperação técnica do Senado e agora é hora de colocar a mão na massa”, emendou.

Interlegis – O Interlegis é o programa do Senado Federal que objetiva fortalecer o Poder Legislativo estimulando a modernização e a integração das Casas Legislativas. Realiza sua missão principalmente por meio de transferência de tecnologia e ações de capacitação.

As ferramentas tecnológicas desenvolvidas e disponibilizadas gratuitamente para as Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas possibilitam a criação de portais na internet para as casas, o armazenamento de sistemas, a identificação .leg nos endereços eletrônicos e a automatização de todo o processo legislativo.