Comunicado. A Embasa de Conquista diz que mudança na coloração da água não provoca risco à população

em

 

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) comunica que o aumento na vazão em uma das adutoras que abastece Vitória da Conquista provocou ligeira alteração na coloração da água, sem risco à saúde da população, é o que informa a nota oficial do órgão, através da assessoria de imprensa.

O Sistema Integrado de Abastecimento de Vitória da Conquista (SIAA) é abastecido por duas adutoras, sendo uma em ferro fundido e uma segunda em aço. No início desta semana, a Embasa identificou um vazamento na adutora de ferro fundido e, para evitar problemas de maiores proporções, iniciou imediatamente o serviço de correção. Para isso, foi necessário interromper a operação do equipamento e transferir toda a vazão para a outra adutora.

Foto: Raimundo Laser

Foto: Raimundo Laser

As tubulações estão sujeitas ao acúmulo de materiais oriundos da reação da água com o aço nas suas paredes internas e, com o aumento momentâneo da vazão, a velocidade da água provocou um atrito com as paredes, carreando este material, conferindo a alteração na cor da água.

Desde ontem (28/11), a Embasa está realizando descargas na rede de distribuição com o objetivo de descartar esta água. Caso necessário, os usuários podem contactar a Embasa pelo teleatendimento gratuito 0800 0555 195.