Doação de sangue aumenta 40% com campanha do Vitória

O Vitória está utilzando uniforme sem o tradicional vermelho. As listras rubras deram lugar ao branco, uma referência ao baixo volume de doações registradas pela Hemoba nos últimos tempos. (Foto: ECV/Divulgação)

Salvador– O Esporte Clube Vitória e a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) realizam uma campanha para incentivar a doação de sangue entre torcedores. A iniciativa envolve até a mudança de cores na camisa do clube e, desde que começou, há nove dias, já aumentou em 40% o número de doações.A ação, que mistura paixão pelo esporte e solidariedade, chamou a atenção de todos quando o Vitória passou a entrar em campo com o uniforme sem o tradicional vermelho. As listras rubras deram lugar ao branco, uma referência ao baixo volume de doações registradas pela Hemoba nos últimos tempos.

Para que o vermelho volte ao uniforme, a diretoria do clube e a Fundação lançaram um desafio ao torcedor. À medida que as doações forem aumentando as faixas vermelhas vão sendo recolocadas, uma a cada jogo. Com o resultado animador, o Vitória já entrou em campo na última partida – na terça-feira (9) contra o Paraná, no Barradão – com um das faixas vermelhas de volta à camisa.

Além dos torcedores do Vitória, a campanha tem como objetivo estimular os amantes do futebol a se tornarem doadores de sangue. “A gente sabe que isso é para ajudar a todos. O sangue que acabei de doar não vai apenas para um rubro-negro, pode ir para um tricolor ou um torcedor de qualquer outro time. Por isso, todos nós devemos participar”, disse o industriário Elison Oliveira, torcedor rubro negro, que doou sangue na campanha.

As doações podem ser feitas em todas as 25 unidades da Hemoba. “Para ser um doador a pessoa deve ter entre 16 e 60 anos, estar em boas condições de saúde, ter dormido bem, não ter ingerido comidas gordurosas nem álcool antes da doação”, explica o diretor da Fundação, Roberto Schlindweir.

A campanha também prevê a realização de ações de marketing como visitação à Unidade Móvel da Hemoba e a entrada do mascote da fundação ao lado do mascote do Vitória. As doações vão atender pacientes que precisem de reposição de sangue na rede pública de saúde.

De acordo com o secretário da Saúde, Jorge Solla, nos últimos anos, a rede pública foi ampliada com a construção de cinco hospitais, 1.300 leitos e uma série de serviços que aumentaram muito a demanda por sangue, “e isso agente não encontra em farmácia”. Segundo ele, a campanha tem grande importância e já conseguiu melhorar a captação na Hemoba. “Espero que continue assim e que não só os torcedores do Vitória, mas de outros times também participem”.