É NATAL – CELEBREMOS A JESUS CRISTO, O SENHOR, E O SALVADOR DO MUNDO!

“Eis que a virgem conceberá e dará à luz a um filho, e ele será chamado pelo nome EMANUEL – DEUS-CONOSCO” (Mateus 1.23).

Mais um final de ano se aproxima. Assim, celebremos a JESUS CRISTO a verdadeira razão de ser do natal. Que alegria, que benção!

Nestes tempos quando o consumismo desenfreado toma conta de tudo, sobretudo no Ocidente Cristão – é uma vergonha para a Igreja de Cristo -, devemos REFLETIR seriamente sobre o real sentido do natal. De modo algum deve o cristão sincero compactuar com tamanha negação da essência de sua fé no REDENTOR, pois confunde-se a festa e seus acessórios – presentes, mesas fartas, cartões, etc -, com o SENHOR da festa. Hoje, ao celebrarmos mais um NATAL, mais do que em qualquer outra época da história da humanidade, os cristãos somos desafiados, dentre outras coisas a:

1. Exaltar a JESUS CRISTO, vivendo de forma simples e engajada a fé cristã (Mt 2.10,11), priorizando o reino de Deus (Mt 6.33);

2. Honrar ao SENHOR E SALVADOR JESUS, servindo-o, à sua igreja, bem como aos nossos semelhantes, sobretudo, testemunhando através de nossas vidas em todo e qualquer lugar, (Lc 21.11; Atos 1.8), para salvação dos perdidos e edificação da igreja;

3. Glorificar a Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, proclamando as boas novas de salvação a todos quantos estiverem ao nosso alcance (Mt 1.23; Mc 16.15).

Há que se perguntar: Qual o sentido neotestamentário do natal? Que tipo de natal temos vivenciado em nossas vidas, lares e igrejas?

Tais perguntas se nos impõem, especialmente em razão das distorções marcantes que se pode verificar, não apenas entre os que não professam a fé cristã, mas também nas Igrejas cristãs, com práticas inteiramente estranhas ao ensino claro de Jesus Cristo, bem como dos seus apóstolos. Na verdade, muitas dessas igrejas, ditas “cristãs” se tornaram verdadeiros shopping center’s da fé, onde o que realmente importa é a vontade do consumidor, ou seja, da clientela sempre ávida por novidades e, jamais pela vontade de Deus claramente revelada nas Escrituras Sagradas. Queridos irmãos, se quisermos realmente seguir a Jesus é imperativo que renunciemos a este espírito mercantilista e mundano que tem predominado nas Igrejas contemporâneas – não apenas neste período natalino -, pois do contrário, no último dia ouviremos de Jesus Cristo: “Apartai-vos de mim, pois não vos conheço!”. Conseqüentemente, amados do SENHOR, não temos outra alternativa, pois se Jesus Cristo viveu de forma inteiramente contrária ao que se verifica hoje, não se pode esperar que ele aceite tais práticas em nossas vidas e, muito menos em sua Igreja. Assim, voltemos as Escrituras Sagradas, voltemos para Jesus Cristo, nosso Salvador e Senhor e, como os pastores e o povo simples de ‘bethléem’, adoremos o Redentordas nossas vidas. Este é o verdadeiro sentido do natal!

Aproveitemos este natal para fazer diferença na vida dos nossos irmãos, familiares, amigos e, especialmente dos mais necessitados. Isto pode ser feito, através de simples gestos, tais como: uma visita de cortesia a um irmão em Cristo; a um novo irmão na fé; a um irmão doente física ou espiritualmente; ou mesmo a um parente para lhe falar do amor de Cristo, o Salvador. É possível também abençoar os necessitados levando-lhes ajuda espiritual e material. Visitar o campo missionário é outra coisa maravilhosa. E, este pode ser: uma pequena cidade, uma congregação, um hospital, uma cadeia e, de forma mais simples, até o ponto de ônibus. Distribuir folhetos; dá uma palavra amiga, um conselho, entre outros, são formas de abençoar vidas através das nossas vidas firmadas em Jesus Cristo, o Salvador.

Que neste natal, o amor de Jesus Cristo nos impulsione a viver todos os dias de forma simples, porém engajada espiritual e socialmente para o bem comum. E que possamos viver dessa maneira para a glória do santo nome de Deus que em Cristo se fez homem para abençoar com seu imensurável amor toda a humanidade (João 1.1; 3.16). Que possamos fazer de cada momento das nossas vidas uma oportunidade para servir a Deus, servindo aos nossos semelhantes é a minha oração. Sim, pois este é o verdadeiro sentido do natal, ou seja, uma vida toda devotada a Deus e a humanidade. Portanto, amados, que JESUS CRISTO, o verdadeiro sentido do natal inunde plenamente os nossos corações de amor, graça e compaixão, para que possamos viver a fé cristã nestes dias tenebrosos, levando as boas novas de salvação a todos os homens de boa vontade, pois “na cidade de Davi, vos nasceu hoje, o Salvador que é Cristo, o SENHOR” (Lc 2.11). Assim, desejo a você e a sua família um feliz e abençoado Natal!

Afetuosamente,

Pastor Dr. Antonio Sérgio, Maeli, Rebeca e Rhavenna

Igreja Batista Bethléem.