Esportes – Mano Menezes pode ser demitido após amistoso com a Suécia

 

A situação do técnico Mano Menezes é insustentável na seleção brasileira. Há quem afirme na CBF que Mano será demitido após o amistoso do Brasil contra a Suécia, quarta-feira, dia 15. As pressões e as críticas ao trabalho de Mano são imensas. Partem da imprensa especializada, de jogadores e ex-jogadores.Durante a transmissão do jogo Brasil x México, Romário, um dos maiores jogadores da história da seleção brasileira, não poupou críticas a Mano e afirmou que ”em breve” o técnico se despedirá da seleção.

“Quem é ruim se destrói sozinho. Ainda bem que foi a última do Mano”, sustentou Romário, que criticou os critérios de convocação e escalação utilizados pelo treinador da seleção brasileira.

“Um técnico que não sabe escalar, não sabe convocar. Ainda bem que estamos vendo hoje a última partida dele na seleção”, Romário.

Vale destacar que Romário é um dos principais críticos do trabalho de Mano Menezes. Logo quando o treinador divulgou a lista de jogadores convocados para a Olimpíada. Na ocasião, o ex-atacante disse que a convocação era “uma m…”.

Com o final da “Era Dunga”, após a eliminação na Copa do Mundo de 2010, Mano Menezes foi chamado para renovar a seleção brasileira com uma geração de jovens talentos. Há exatamente dois anos e um dia, a nova seleção de Mano – sob a liderança de Neymar e Ganso – estreou com um futebol bonito e uma vitória por 2 a 0 em um amistoso contra os Estados Unidos.

Nos últimos dois anos, parte da geração anterior foi praticamente aposentada da seleção, como no caso de Kaká, Lúcio e Luis Fabiano. Outros – como Robinho, Júlio César, Thiago Silva e Daniel Alves – precisaram se esforçar para assegurar suas vagas contra a nova leva de jovens jogadores.

Apesar do bom começo, a renovação não trouxe grandes resultados e nem um futebol bonito. O Brasil acabou eliminado na Copa América de 2011 e teve poucas exibições convincentes nos diversos amistosos que fez no período.

Os Jogos Olímpicos de Londres 2012 eram vistos por Mano Menezes como uma oportunidade de testar jogadores ainda mais jovens que despontaram no futebol brasileiro nos últimos meses, como Leandro Damião, Oscar e Lucas.

O técnico havia dito que 70% da base da seleção que jogará em 2014 estava em Londres 2012.