Movimentação nos aeroportos brasileiro cresce 17,86% em 12 meses, diz Anac

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Aeroportos brasileiros receberam 13,2 milhões de embarques e desembarques de voos domésticos no mês de dezembro de 2010

SÃO PAULO – Os aeroportos brasileiros receberam 13,2 milhões de embarques e desembarques de voos domésticos no mês de dezembro de 2010, volume 17,86% superior ao do mesmo período de 2009, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O índice de atrasos acima de 30 minutos continuou nos mesmos patamares dos últimos anos, assim como o de cancelamentos. Em dezembro de 2010, 20,7% dos voos decolaram com pelo menos meia hora de atraso, contra 18,2% em dezembro de 2009. Os cancelamentos no mês passado representaram 5,56% dos voos agendados, ante 5,29% em dezembro do ano anterior.

Infração

A operação de final de ano realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em 11 aeroportos do Brasil gerou 329 autos de infração às empresas aéreas, o que representa um valor estimado de R$ 2,3 milhões. Do total de autos, 188 foram para as empresas TAM, 34 para a Webjet e 26 para a Gol. As companhias Azul, Avianca e Trip não tiveram nenhuma irregularidade comprovada até o momento.

Entre as companhias estrangeiras, foram 81 autos de infração confirmados para a Aeroméxico (72), American Airlines (3), Air France (2), KLM (2), TAP (1) e Taca (1). Os números ainda poderão aumentar já que todas as manifestações de passageiros registradas na Anac também estão sendo avaliadas e poderão gerar autuações para as companhias aéreas.

As companhias foram autuadas nos casos de atrasos, cancelamentos e preterição em que houve descumprimento da assistência devida ao passageiro (de acordo com a Resolução nº 141 da ANAC) ou de qualquer regulamento da aviação civil.

No período da operação – de 17 de dezembro de 2010 até 7 de janeiro de 2011 – a Anac registrou 3 mil reclamações contra as seis maiores empresas aéreas no Brasil, o que corresponde a 0,02% do movimento de passageiros transportados em voos domésticos no mês de dezembro. A Avianca foi a companhia aérea com o menor número de queixas de passageiros e também a mais eficiente em pontualidade e regularidade.

No ano, a TAM também foi a companhia aérea que recebeu o maior número de reclamações (15.323). Em segundo lugar ficou a Gol/Varig (8.894), seguida pela Webjet (5.834), a Trip (1.538), a Avianca (1.423) e a Azul (1.125). As principais causas das reclamações referem-se a atendimento, bagagem e atrasos de voos.