Política

Geddel diz que não transfere responsabilidade ao passado


geddel_peq

O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, aproveitou seu comentário semanal na Rádio Metrópole, quando falou sobre a inauguração da primeira etapa do Projeto Salitre, ocorrida na última sexta-feira em Juazeiro, com a presença do presidente Lula e da ministra Dilma Roussef para passar um recado político: “Vocês nunca vão me encontrar reclamando de heranças malditas, esteja eu onde estiver. Jamais tentarei transferir para o passado responsabilidades do presente, como muita gente gosta de fazer aqui na Bahia”.

Obra de responsabilidade do Ministério da Integração Nacional, o Projeto Salitre, explicou o ministro Geddel, teve agora a sua primeira etapa concluída depois de ter sido iniciada na década de 90 e ter ficado paralisada por vários anos: “Quando assinei a ordem de serviço para retomar as obras do Salitre, em 2007, alguns achavam impossível que pudéssemos apresentar resultado concreto em tão pouco tempo”.

Geddel observou que um projeto como o Salitre “transforma regiões pobres em ricas, ao criar condições para que o homem do campo produza riquezas, como já tem acontecido em outras áreas próximas de Juazeiro, município que graças à irrigação se destaca nacionalmente pelos indicadores econômicos e sociais”.

O ministro da Integração Nacional informou que, assim como o Salitre, outro grande projeto de irrigação na Bahia, o Baixio de Irecê, também terá sua primeira etapa inaugurada este ano. Depois de observar que os dois projetos, com recursos inteiramente do governo federal, são as duas maiores obras de infraestrutura em andamento na Bahia, Geddel disse que a sua “filosofia como homem público é a de manter aquilo que está dando certo e consertar o que está errado”.

Ministro visita municípios

O ministro da Integração, Geddel Vieira Lima esteve neste final de semana em visita aos municípios de Ouriçangas e Santanópolis, em encontros com lideranças políticas e comunitárias, para discutir projetos e ações voltados à melhoria da qualidade de vida das populações dessas localidades. Em Ouriçangas, Geddel anunciou a liberação de recursos para a construção de casas que beneficiarão famílias de baixa renda nas localidades de Catete, Cantão, Coqueiro, Canavieira, Iraí e Corimongo.

Ele foi recebido pelo prefeito Nildon da Silva (PMDB), que destacou o importante trabalho que o ministro vem realizando em benefício da Bahia. Em Santanópolis, ouviu do prefeito Juarez Almeida, a declaração de confiança da população do município, na sua capacidade e empenho de buscar soluções para os graves problemas sociais enfrentados pelos santanopolitenses.

Publicada: 09/03/2010 00:19|  autora  Odília Martins