Portal da Transparência foi apresentado nesta quinta no Centro de Cultura.

Portal da Transparência foi lançado pela Prefeitura

Aconteceu na manhã desta quinta (24), no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, o lançamento do Portal da Transparência da Prefeitura de Vitória da Conquista. Trata-se de um portal que traz as informações relacionadas à aplicação dos recursos do governo municipal da cidade. Ele foi desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Transparência e do Controle.

Foto: DSC_1719
Arquivo Secom/PMVC

A apresentação do funcionamento do portal foi feita pela Secretária Municipal da Transparência e do Controle, Nadjara Régis, que destacou que a aplicação dos recursos públicos em Vitória da Conquista pode ser acompanhada de qualquer lugar do mundo. O portal dispõe de uma interface com navegação simples, que reúne informações sobre convênios, despesas e receitas, além de decretos, leis municipais, estaduais e federais e projetos de lei.

Além do Portal da Transparência, foi também apresentado o Sistema Municipal de Gestão de Convênios (Simgesc) – programa utilizado internamente para alimentar o Portal da Transparência e organizar as informações sobre os convênios. Segundo Nadjara, com o Simgesc, as informações sobre a execução dos convênios será patrimônio do município e estará à serviço da sociedade, independente da mudança de gestores e servidores municipais.

Foto: Arquivo Secom/PMVC

O Portal da Transparência serve para auxiliar os projetos já aplicados no governo de Conquista, como os conselhos municipais e o Orçamento Participativo. Para o prefeito Guilherme Menezes o portal intensifica a construção da democracia. Ele ainda afirmou que segue o exemplo do ex-ministro do Controle e Transparência, Waldir Pires, que disponibilizou na internet, as informações relacionadas à aplicação dos recursos públicos federais.

Ex-Ministro do Controle e Transparência do Brasil, Waldir Pires. Foto: Zé Silva

Em entrevista ao Site da Cidade, o ex-Ministro do Controle e Transparência do Brasil e o fundador do Controle Geral da União (CGU), Waldir Pires, falou que essa é uma das etapas mais decisivas da construção da democracia no Brasil. “O governo tem o dever de aplicar o dinheiro público em benefício da população, e o Portal da Transparência viabiliza que o cidadão saiba e acompanhe como estão as coisas: de onde veio o dinheiro e como foi aplicado, por exemplo.” Ele ainda utiliza o exemplo do site da Controladoria Geral da União, que tem um bilhão de informações à disposição de todos os cidadãos, para mostrar que o dinheiro que entra no tesouro público deve estar à disposição da população. “A juventude deve constituir isso como prática permanente, porque esta é uma das formas de se combater a corrupção, e fazer com que a população se interesse pelos recursos e ações do seu governo.”

Chefe substituto da CGU na Bahia, Antonio Ed Santana. Foto: Arquivo Secom/PMVC

O chefe substituto da CGU na Bahia, Antonio Ed Souza Santana, representou o Ministro da Transparência e do Controle, Jorge Hagge, na ocasião. Antonio Ed destacou o pioneirismo de Vitória da Conquista na garantia da participação popular na administração pública. Para ele, este é um passo importante para que a população tenha as informações necessárias à participação das políticas públicas, acompanhamento, fiscalização da aplicação dos recursos públicos e, consequentemente, possibilidade do controle social.

A cerimônia reuniu lideranças políticas e representantes dos diversos segmentos.

*Com informações da Secom PMVC Por Juliana Ribas