Rui defende divisão de recursos do pré-sal em reunião de governadores do Norte e Nordeste

Foto: André Oliveira

O governador Rui Costa defendeu nesta terça-feira (4) durante reunião dos governadores do Norte e Nordeste a divisão entre estados e municípios dos recursos oriundos do pré-sal. Existe a expectativa de que o Congresso Nacional analise projetos de lei relacionados ao tema.

 

“Somos uma federação de União, Estados e Municípios. Por isso, estamos defendendo que os recursos oriundos do pré-sal também sejam compartilhados. Afinal, os postos de saúde, educação básica e creches quem mantêm são os municípios; hospitais, policlínicas, segurança pública quem mantêm são os estados”, comentou o governador.

 

Um projeto de lei em tramitação no Senado trata da cessão onerosa do pré-sal. Segundo o texto, a Petrobras fica autorizada a transferir 70% dos direitos de exploração de petróleo do pré-sal na área cedida onerosamente pela União para outras petroleiras. Isso deve ampliar receitas obtidas com os futuros leilões da cessão onerosa para dígitos bilionários, como apontam os cálculos da equipe técnica do governo federal.