Vitória da Conquista terá rede local de gás natural

 

Foto arquivo

 

O fornecimento de gás natural deve chegar ao município de Vitória da Conquista em 2023. Os esforços da Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás e do Governo do Estado para a estruturação de uma rede de distribuição local foram anunciados pelo diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, no dia 16 de fevereiro de 2022. O projeto conceitual da rede já está em fase final e potenciais clientes estão sendo mapeados, para atender ao setor industrial, hoteleiro e comercial, além do automotivo.

 

O momento é de organização e fortalecimento do projeto. “Estamos em fase de entendimento com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE) para a contratação de um espaço para montar nossa base operacional”, disse Gavazza.

 

Em 2019, antes da pandemia, uma audiência pública reuniu prefeito e lideranças institucionais e empresariais da cidade para conhecerem as iniciativas que a Bahiagás estava adotando e as alternativas para antecipar o fornecimento ao mercado de Vitória da Conquista.

 

Interiorização do gás natural na Bahia – O processo de interiorização de gás natural foi iniciado no Sul do estado em 2010. No Extremo-Sul, a Companhia passou a fornecer gás natural em Eunápolis, em 2011, e no ano seguinte em Mucuri. Em 2015, finalizaram-se as obras do Gasoduto Itabuna-Ilhéus, a maior obra executada até então pela Bahiagás e também o maior investimento com participação do Governo do Estado na Região Sul até aquele ano.

 

O plano de interiorização da Bahiagás prevê investimentos no interior do estado, a exemplo do projeto de construção do Gás Sudoeste – Duto de Distribuição de Gás Natural do Sudoeste, que será o maior gasoduto de distribuição do Nordeste, com cerca de 300 km de extensão, interligando os municípios de Itagibá e Brumado, passando por Jequié e Maracás, entre outros. A rede de fornecimento vai gerar impactos positivos em 15 municípios no interior da Bahia.

 

 

 

Beatriz Ribas – Jornalista