Na sexta-feira, dia 23.04, estive em Irecê para visitar a XIII Expoagri, um dos principais eventos agropecuários da Bahia. Após percorrer a exposição, fui surpreendido por um evento organizado pelo ex-prefeito Beto Lélis. Ele havia preparado um encontro com as diversas lideranças políticas regionais, que lá estavam para formalizar seu apoio ao nosso projeto para a Bahia e à minha pré-candidatura ao governo do estado.
Deste encontro participaram os prefeitos de São Gabriel, José Carlos Góis Ferreira e de Jussara, Ronaldo Almeida, além de vereadores, diversas lideranças comunitárias e representantes de instituições civis. As manifestações de apoio foram muitas e visivelmente entusiasmadas.
Em momentos como esse, percebo que a Bahia espera ansiosa para andar, para acelerar seu crescimento, resgatar a posição de destaque que sempre teve e merece, no Nordeste brasileiro e no próprio Brasil.
Só peço a Deus generosidade e que me faço digno das esperanças que percebo estar despertando em cidadãos dos mais diversos recantos da Bahia. O senador César Borges, o atual vice-governador Edmundo Pereira, os deputados estaduais Reinaldo Braga (PR) e João Carlos Bacelar (PR) e o presidente estadual do PMDB, Lúcio Vieira Lima, me acompanharam nesta viagem que era só uma visita à Expoagri e se transformou num evento político.
No sábado, 24.04, ainda estivemos em Lafaiete Coutinho e Ipiaú. Fomos ouvir aliados políticos e principalmente a população. A visita a estes municípios confirmou a falta de prioridades e de ação do atual governo.
Em Lafaiete, vimos o quanto dá pra se fazer por um município quando se tem prioridades estabelecidas.
Quando ministro da Integração autorizei a canalização do Rio Jaguari, que está na segunda etapa; a canalização do Riacho do Marimbondo além da drenagem com pavimentação de mais três canais da sede.
O prefeito Zenildo Brandão (PMDB) também lembrou das ações do senador César Borges no município, da época em foi governador. “César também trouxe serviços importantes como estrada e água”.
Mas é necessário fazer Lafaiete crescer ainda mais. Solicitei a elaboração de um projeto para a produção de mel no padrão do Ministério da Agricultura, o que permitirá através do Ministério da Integração Nacional, pleitear a formação de um APL-Arranjo Produtivo Local, para organizar a produção e o comércio do produto que é uma vocação econômica da região. A idéia surgiu quando recebi como presente de duas moradoras de Lafaiete, garrafas de mel puríssimo e delicoso.
Antes de seguirmos para Ipiaú, fizemos uma parada rápida em Jequié, terra do senador César Borges, onde a recepção foi entusiasmada.
Fomos recebidos já no aeroporto da cidasde pelas principais lideranças locais e pelo prefeito Luis Amaral.
Também uma grande quantidade de pessoas esperava por nossa chegada, recebendo a mim e ao seu ilustre conterrâneo com grande alegria.
César Borges declarou: “Eu serei o representante de Geddel em Brasília. Vamos para frente, para a vitória”.
De Jequié seguimos viagem até Ipiaú para o encontro municipal do PMDB. O encontro confirmou apoios de lideranças em toda a região e mostrou que a caravana está na direção certa e entusiasmando os lugares por onde passa. Ipiaú confirmou mais uma vez aquilo que venho enxergando em nossa Bahia há muito tempo: o povo baiano cansou de promessas e espera. Ele agora quer ação, rapidez e soluções.
Na comitiva o deputado estadual Leur Lomanto Júnior, o vice-governador Edmundo Pereira, o presidente do PMDB-BA Lúcio Vieira Lima, o presidente do PMDB de Ipiaú Cesário Costa, o prefeito de Barra do Rocha Jonatas Ventura, entre outras lideranças.
Deixe seu comentário