O meio de comunicação de massa mais popular e interativo tem o seu dia. 25 de setembro é o Dia Nacional do Rádio. Essa data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Roquete Pinto, considerado o pai da radiofusão no Brasil.
De acordo com um levantamento feito pelo Instituto Ibope Media no primeiro trimestre deste ano para levantar o alcance que o rádio tem nas principais regiões metropolitanas do país, a audiência do rádio no Brasil alcançou índices equivalentes aos de populações de países como Espanha, Argentina ou Canadá.
A pesquisa revelou que o alcance do rádio (quantidade de pessoas que foram expostas ao meio) nas 13 principais regiões metropolitanas atingiu quase 52 milhões de brasileiros, ou 89% da área pesquisada. O levantamento foi feito nas áreas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Salvador, Fortaleza, Florianópolis, Goiânia, Campinas e Vitória.
No dia 07 de setembro de 1922 aconteceu a primiera transmissão radiofônica oficial brasileira. Foi o discurso do Presidente Epitácio Pessoa que ocorreu simultaneamente à exposição internacional em comemoração ao centenário da Independência do Brasil. À frente da iniciativa estava o cientista e educador, Edgar Roquete Pinto, considerado o pai da radiodifusão brasileira.
O então discurso do presidente, em meio ao clima festivo do evento, abriu a programação da exposição, tornada possível por meio de um transmissor de 500 watts, fornecido pela empresa norte-americana Westinghouse e instalado no alto do Corcovado. Apenas 80 receptores espalhados na capital e nas cidades fluminenses de Niterói e Petrópolis acompanharam a transmissão experimental, que teve ainda música clássica – incluindo a ópera O Guarani, de Carlos Gomes – durante toda a abertura da exposição.
Em 1923 Roquete Pinto e Henrique Morize fundaram a primeira emissora brasileira, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.
Mesmo com o avanço da tecnologia, o rádio continua se reinventando e está presente nos mais diversos ambientes tecnológicos como celulares, computadores e tablets. O rádio também está presente em 100% da frota nacional de automóveis.
Deixe seu comentário