25 de dezembro de 2024

(77) 98833-0195

Senador Walter Pinheiro diz que “eleições foram prostituídas”

 

Senador Walter Pinheiro

com Tribuna da Bahia

O atual sistema eleitoral foi criticado duramente pelo senador Walter Pinheiro na manhã desta segunda-feira, durante o programa Acorda Pra Vida, da rádio Tudo FM.

Pinheiro comentou sobre a proposta da reforma política e disse que “não há mais como manter o sistema eleitoral da forma que está estabelecido, quanto menos o processo eleitoral”. Na análise do petista, as eleições “foram prostituídas”.” O sujeito da eleição de 2016 já está fazendo campanha desde agora. Apresentei durante debate da reforma política no Congresso Nacional, uma proposta para mudar o sistema partidário, que é absurdo. Não do ponto de vista de números de partidos, mas o problema é que aqui no Brasil quem manda é a ata, uma pessoa só”, disse.

O senador baiano disse também ser contra o apoio de pai político a eleição de filho, esposa e outros parentes. “Essa situação deveria ser proibida pelo Tribunal, pois termina virando uma capitania hereditária. Ai basta se filiar e pegar toda a estrutura e apoio pronto. Deveria existir regras, porque isso é um uso e abuso para se manter”, disparou.

O petista comentou sobre o funcionamento do Senado e da Câmara, e disse que as duas casas tem o funcionamento muito parecido.” Eu discordo do modo em que funcionam as duas casas. Tem temas que eu acho que a Câmara não deveria discutir, assim como o Senado. Tem temas que não precisariam transitar nas duas casas. No geral, a gente termina fazendo tudo”,concluiu.