2º Campeonato Baiano de Apartação, realizado em Vitória da Conquista, supera as expectativas dos organizadores.

100_1387100_1371100_1378100_1383100_1381100_13741

O 2º Campeonato Baiano de Apartação, que é uma  modalidade que se caracteriza fundamentalmente, na disputa que envolve o confronto entre o cavalo e o  boi, sem que haja o contato físico entre os animais, reuni apreciadores, competidores e criadores de cavalos de várias partes do Brasil, em Vitória da Conquista -Ba.

O evento aconteceu no Centro de Treinamento Dallas Ranch, na Fazenda Avinor, entre os dias, 13 e 15 de setembro,  uma realização da Associação Nacional do Cavalo de Apartação e da Avinor.  Durante a programação do evento, foram   realizados as provas das categorias; Principiante, Amador, Master, Non-pró e Aberta.

Nailton Araújo, proprietário do Dallas Ranch e da Avinor diz que: “Antigamente, só quem tinha propriedade rural é que podia desenvolver esta condição. Com o surgimento dos centros de treinamento, apaixonados e apreciadores de cavalo podem ter o animal e não se preocuparem diretamente com os cuidados”, E ainda comenta como surgiu essa modalidade, que hoje é praticada em muitos países no mundo. “A prática surgiu nos ranchos dos Estados Unidos, onde é comum animais serem apartados do rebanho para que sejam tratados ou alimentados, com o auxílio de cavalos treinados. Foi assim que os peões começaram a observar que essa atividade rotineira poderia se transformar numa competição, surgindo daí as provas de apartação.

Para o diretor Executivo do grupo Avinor, Fernando Santos, e também um dos coordenadores do evento, comenta que,  “o animal de apartação é muito útil em um rancho ou fazenda, pois no trabalho diário se faz necessário na execução de tarefas, como manejo com o gado, etc. E no que diz respeito ao esporte, a prática também é bastante positiva. 

Segundo *Aroldo Marcelino, um dos diretores da Associação Nacional do Cavalo de Apartação  no Brasil,  a competição é ainda recente no Brasil, destacando-se o estado de São Paulo, que já é pioneiro em provas com cavalos. Em seguida, vem Minas Gerais e Paraná, regiões em que a modalidade vem crescendo e, mais recentemente, a Bahia, com dois núcleos de competidores, um em Salvador e outro em Vitória da Conquista.

Os diretores do Centro de Treinamento Dallas Ranch, anuncia que  pretende  trazer  esta modalidade  para a programação  da Expoconquista. O que se tornará bastante popular, dado a beleza e o fascínio e o encanto que este esporte oferece.

* Aroldo Marcelino – é instrutor e juiz  desta modalidade – Apartação.

Aguarde: Em breve divulgaremos a  lista  dos  ganhadores da competição.