Rui assegura R$ 5 bi em investimentos em infraestrutura e logística para a Bahia

unnamed

 

O Estado da Bahia vai ficar com R$ 5 bilhões para investimentos em infraestrutura e logística que serão realizados por meio de concessões anunciadas, nesta terça-feira (9), pela presidente Dilma Rousseff. No Digaí, Governador! desta semana, gravado de Brasília, Rui Costa informa que entre os benefícios para os baianos estão a duplicação de 200 quilômetros da BR-101 Sul e a modernização da Ferrovia Centro-Atlântica, ligando o Porto de Aratu e os municípios de Juazeiro e Brumado. O governador também cita investimentos em portos e aeroportos baianos.

 

“Eu acho importante porque, na escassez de recursos públicos para fazer os investimentos, é preciso urgente atuar na atração do investimento privado para diversos segmentos e, com isso, melhorar a geração de emprego e renda para a população”, diz o governador.

 

Combinação de modais

 

Em relação à Ferrovia Centro-Atlântica, Rui afirma ser preciso verificar se a atual concessionária tem interesse em aportar investimentos. “Caso tenha interesse, que ela entre nesse pacote de investimentos e, com isso, nós teremos a ligação do Porto de Aratu, de Salvador, de Feira de Santana com o Sudeste do País, modernizando essa ferrovia, colocando o terceiro trilho e passando a operar com a mesma bitola, com equipamentos mais modernos […]. Isso vai alavancar a economia da Bahia e, inclusive, na minha opinião, atrair muitas empresas [para] se instalar em nosso Estado pela logística implantada de ferrovias e de portos”.

 

O governador avalia que a combinação de modais é fundamental. Segundo ele, já estão em obras a BR-116, a BR-101-Norte também lançada como obra pública e agora foi anunciada a duplicação de 200 quilômetros da BR-101-Sul, que sai de Feira de Santana até a cidade de Gandu. “Nós temos tanto as BRs, como a 235 no Norte, [e] as BAs, como a BA-202, nós vamos ampliar. Estamos, neste primeiro semestre, concluindo toda a parte que foi iniciada o ano passado, todas as estradas, e, no segundo semestre, nós iniciaremos as estradas novas”.

 

Portos e aeroporto

 

Outra concessão já anunciada, de acordo com Rui, é a do terminal de grãos do Porto de Aratu. “Isso tem que avançar para os outros terminais também, […] já que nós temos vocação e desejo da iniciativa privada em aportar recursos. Eu entendo que […] o Porto de Aratu e o Porto de Salvador estão entre os melhores do Brasil. E eu pergunto para nossa reflexão coletiva: quantos lugares no Brasil têm a condição logística que a Baía de Todos-os-Santos tem? Então, nós estamos numa posição absolutamente privilegiada”. Para Rui, aproveitar o potencial do Porto de Aratu e da Baía de Todos-os-Santos é aproveitar e desenvolver o potencial da Bahia para atrair empresas e emprego, melhorando a renda dos baianos.

 

O governador afirma ainda que o Aeroporto de Salvador necessita da construção da segunda pista para proporcionar pousos e decolagens simultâneas. “Agora, com esse anúncio da concessão, nós ficamos bastante otimistas e acreditamos que ele [o aeroporto] pode elevar para até 15 milhões de passageiros/ano, melhorando a operação e as condições logísticas para receber voos internacionais”.

 

Empréstimos

 

Em Brasília, Rui também tratou de outros investimentos com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e conversou sobre empréstimos que a Bahia está requisitando junto às instituições financeiras que precisam da autorização do Ministério da Fazenda. “Significa que o Estado passa a ter condições de investir em estradas, na Saúde, em Educação, através dos empréstimos, porque a Bahia é um dos Estados que está em melhor situação fiscal e, portanto, tem crédito na praça”.