“Escrever é uma arte… Assim como cada arte combina com um espaço, a escrita oficial combina com o que todo cidadão espera da administração pública: agilidade, respeito e eficácia”. Com estas palavras, o Manual de Redação e Padronização de Documentos Administrativos é apresentado no portal da Prefeitura de Vitória da Conquista, que o disponibiliza no formato pdf.
No lançamento oficial, realizado na tarde desta quarta-feira (17), o prefeito Herzem Gusmão anunciou: “Esse é o primeiro manual de redação do interior. Eu soube que só Salvador tem”. O documento foi elaborado pela secretária executiva do gabinete do prefeito, Jane Sála. “Parabenizo Jane por tomar a iniciativa de preparar esse manual que tem uma padronização para todos os documentos oficiais de uma prefeitura”, declarou Herzem.
Servidora pública há 30 anos, formada em Secretariado Executivo e professora de redação oficial há cerca de 20 anos, Jane apresentou aos seus colegas e gestores municipais o Manual de Redação, que está dividido em três partes. A primeira versa sobre a definição e as características específicas da redação oficial. Outras considerações gerais sobre a composição dos documentos administrativos, tais como sua diagramação, informações constantes do cabeçalho e rodapé, ordem das assinaturas, tipos de fechos, grafia de números e pronomes de tratamento adequados às autoridades que recebem os expedientes estão presentes na segunda parte desta publicação. A última etapa traz definições, estruturas, padrões e exemplos dos principais documentos administrativos expedidos pela Prefeitura Municipal.
Segundo Jane Sála, o mérito da Prefeitura ter esse tutorial é de todos os secretários e secretárias que auxiliam os gestores, “pois a ideia surgiu numa capacitação com eles”. Para ela, o benefício para Administração Municipal vai ser grande “pois esse manual vem justamente para dar uma organicidade na elaboração de documentos e, por Vitória da Conquista ser a segunda a ter esse material, nossa prefeitura vai ser referência”, comentou a secretária.
Sobre todo o processo de elaboração, Jane disse com emoção e entusiasmo: “Foi algo muito gratificante e até me emociona, pois foi a realização de um sonho. Quando você trabalha em uma instituição pública, você tem um legado a deixar. Esse vai ser um dos, pois ainda quero fazer mais coisas”.
Homenagem – O evento também teve outro objetivo. É que, no último dia 30, foi celebrado o Dia da Secretária. “Esse lançamento foi uma maneira também de homenagearmos as secretárias. Estamos aqui confraternizando, com a convicção de que estamos capacitando toda equipe de governo para termos uma gestão bem sucedida, moderna. Estamos tendo uma convivência harmoniosa, sempre contando com as bênçãos de Deus”, afirmou o prefeito.
Umas das homenageadas foi a secretária executiva do Gabinete da Secretaria Municipal de Educação, Jennifer Rodriguez. “É uma experiência nova e gratificante. Trabalhar com minha secretária é uma honra, pois ela é um exemplo de dedicação à educação, e sobretudo reconhece meu trabalho, e esse reconhecimento é um estímulo para que eu me empenha cada vez mais”, disse.
Formada em Geografia, ela já havia lecionado no Município por oito anos e há três anos passou no Concurso Público para secretária. Começou a exercer a nova função em um ambiente já conhecido: a escola. Mas logo foi convidada a trabalhar na Coordenação de Administração Escolar e, no final de 2017, recebeu o convite para ser secretária da professora Selma de Oliveira. “Eu amo a Educação e estou ajudando a secretaria nesse atendimento aos gestores e à comunidade nesse contato com a secretária para solucionar questões e, graças a Deus, às vezes chegam telefonemas agradecendo e isso é muito bom”, comentou Jennifer, que atualmente cursa Pedagogia.
Jeová Ângelo Ribeiro também é secretário executivo há três anos do Gabinete da Secretaria de Administração. Ainda são poucos os homens que exercem a função na Prefeitura. “Eu vim para quebrar esse paradigma. Foi um desafio muito grande, mas com o passar do tempo adquirimos experiência. Desempenho uma função muito bonita ali e o público interno e externo elogiam muito nosso atendimento. É que às vezes a gente tem que ser até psicólogo, pois de certa forma a gente tranquiliza e eles saem até agradecidos com o atendimento que tem, então é muito bom”, disse o servidor.
A vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Irma Lemos, o chefe de gabinete Civil, Marcos Ferreira, e a secretária de Comunicação, Luciane Macário, também fizeram uma fala de saudação no evento que aconteceu no auditório da Rede de Atenção.
Deixe seu comentário